Enquanto muitas cidades e regiões metropolitanas não estão, sequer, planejando um reforço do transporte público para estimular um deslocamento coletivo e mais sustentável dos eleitores - e outras até têm suspendido alguns benefícios de gratuidade -, o Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR) parece que vão partir na frente.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou em sua conta do Twitter, nesta quinta-feira (29/9) que irá liberar passagens gratuitas de ônibus e BRTs no Rio de Janeiro durante as eleições. A medida, segundo explicou o prefeito, é para permitir que os 4,9 milhões de eleitores da cidade possam ser estimulados a votar.
Vale lembrar que o prefeito já anunciou apoio à candidatura do ex-presidente Lula (PT) à Presidência da República. Segundo Eduardo Paes, um decreto será editado nesta sexta-feira (30) regulamentando a prática.
- ELEIÇÕES 2022: chegou a hora do financiamento social do transporte público por ônibus no Brasil
- ELEIÇÕES 2022: mobilidade sustentável precisa ser prioridade para salvar vidas e reduzir custo da saúde pública com o trânsito
- ELEIÇÕES 2022: veja como será o esquema de transporte público no Grande Recife para o 1º turno
- ELEIÇÕES 2022: veja os candidatos que se comprometeram com a mobilidade sustentável
“Vamos fortalecer a festa da democracia. No próximo domingo, entre 6h e 20h, o transporte por ônibus e BRT no Rio não será cobrado. Basta apresentar seu título de eleitor, embarcar e ir às urnas votar em seus candidatos. Vamos exercer nosso direito democrático, independente de quem você vota!”, ”, anunciou Paes, no Twitter.
A cidade de Curitiba também anunciou a gratuidade durante todo o dia de domingo nas 254 linhas de ônibus da cidade, que irão operar com a oferta equivalente aos dias de sábado.
EM PERNAMBUCO, É O CONTRÁRIO
Em Pernambuco, por exemplo, nenhum esquema foi montado e a operação tanto dos ônibus como do Metrô do Recife seria a mesma dos dias de domingo, que sofre uma redução na oferta de aproximadamente 40%.
Na tarde desta quinta-feira (29/9), o Grande Recife Consórcio de Transportes Metropolitano (CTM) voltou atrás e anunciou que irá operar com a frota dos sábados no domingo de eleição. Serão 1.257 veículos operando 370 linhas. Na prática, são 300 ônibus a mais do que o total disponibilizado aos domingos e 1.059 a menos do que nos dias úteis, quando 2.316 coletivos estão em operação.
- ELEIÇÕES 2022: conheça as propostas para a mobilidade urbana dos candidatos ao governo de Pernambuco
- ELEIÇÕES 2022: veja as propostas de mobilidade urbana para Pernambuco de Anderson Ferreira
- ELEIÇÕES 2022: diretrizes para a mobilidade sustentável no Brasil
- ELEIÇÕES 2022: 3 mil km de metrôs e trens aguardam implantação no Brasil
O anúncio do prefeito carioca foi feito depois que Porto Alegre anunciou que iria cortar o Passe Livre que a cidade instituiu para dias de eleição.