ELEIÇÕES 2022: veja as propostas de mobilidade urbana para Pernambuco de Anderson Ferreira
Os cinco candidatos ao governo de Pernambuco mais bem colocados abordam o que pretendem fazer e agir diante dos desafios da mobilidade urbana e da infraestrutura do Estado, que impactam na vida de todos os pernambucanos
MOBILIDADE E GESTÃO URBANA
O candidato pretende investir em infraestrutura, priorizando a conclusão das obras inacabadas. Entre elas, concluir as obras das estações de BRT e dos terminais integrados, e requalificar os terminais rodoviários intermunicipais.
Também fala em alinhar as ações do governo ao Programa de Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), sem mais detalhes. Assim foi repassado pela assessoria da campanha.
CONFIRA as propostas dos outros candidatos:
ESTRADAS
No pacote de promessas, Anderson Ferreira fala em requalificar a BR-232 e duplicar a BR-104 até Taquaritinga do Norte (Agreste).
Diz que irá viabilizar o projeto do Arco Metropolitano e de um mini arco em Abreu e Lima, no Grande Recife.
Também cita a requalificação da PE-15, cujo projeto está sendo licitado pelo governo de Pernambuco atualmente, vale ressaltar.
CONFIRA a série de reportagens ELEIÇÕES 2022 - Desafios da mobilidade urbana em Pernambuco:
E em alinhar as ações do governo do Estado ao Plano Nacional de Logística 2035 (PNL), da Estatal Federal Empresa de Planejamento e Logística S/A.
VEJA mais da série:
- Mobilidade do Grande Recife precisa de uma disrupção
- Futuro governador de Pernambuco vai ter que encarar o problema do Metrô do Recife. Não terá como fugir
- Destinar mais recursos para o transporte público do Grande Recife é missão
- Estradas de Pernambuco: entre a degradação pública e o desgaste social do pedágio
METRÔ DO RECIFE
Sobre a crise do Metrô do Recife, o candidato não foi muito claro. Diz que vai assumir o problema, “colocá-lo no colo”, e buscar parcerias e o diálogo com o governo federal para apresentar propostas e resultados.
Mas não fala se é a favor da estadualização do sistema e de uma concessão pública para a iniciativa privada. Vale lembrar que, desde 2021, o comando do Metrô do Recife está nas mãos de uma pessoa ligada e indicada pelo candidato.