PASSE LIVRE ELEIÇÕES: vou poder rodar a catraca sem pagar? Entenda como será o Passe Livre nos ônibus no segundo turno

Em muitas cidades do País, a catraca foi liberada e será novamente. Nos ônibus do Grande Recife será diferente
Roberta Soares
Publicado em 20/10/2022 às 13:55
Governo de Pernambuco decidiu aderir ao Passe Livre no segundo turno das Eleições 2022. Quase cem cidades adotaram e irão repetir a gratuidade Foto: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM


A operacionalização da gratuidade nos ônibus da Região Metropolitana do Recife para o segundo turno das Eleições 2022 - anunciada pelo governo de Pernambuco na segunda-feira (17/10) - será diferente do que a praticada em muitas cidades que aderiram à medida como estímulo ao voto do cidadão.

Não haverá a liberação da catraca dos coletivos como a maioria dos municípios têm adotado. Ou seja, todo passageiro transportado e que paga a tarifa irá passar nos bloqueios (girar a catraca) e será registrado. Aqueles que usam o cartão VEM (Trabalhador, Estudante e Comum) irão aproximá-los dos validadores como fazem diariamente. A diferença, nesses casos, é que não haverá desconto da tarifa.

PASSE LIVRE ELEIÇÕES: dezenas de cidades irão oferecer passagem gratuita no transporte público para o segundo turno. Confira quais

PASSE LIVRE ELEIÇÕES: por que os metrôs e trens ficaram de fora da gratuidade? Entenda

Passe livre no ônibus no dia da eleição favorece eleitor, não candidaturas, afirma Antônio Lavareda

No caso do pagamento em dinheiro, o bloqueio será liberado pelo motorista, como já acontece - já que menos de 5% das linhas de ônibus do Grande Recife ainda têm cobradores. Para quem tem direito à gratuidade, o procedimento será o mesmo dos dias comuns: quem tem o cartão, como é o caso do VEM Livre Acesso, irá passar na catraca normalmente.

O QUE FALTA SER DEFINIDO SOBRE O PASSE LIVRE

O governo de Pernambuco, via Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Seduh), já decidiu que a operação será abarcada pelo Sistema de Bilhetagem Eletrônica do transporte público por ônibus do Grande Recife, sob responsabilidade dos operadores, ou seja, a Urbana-PE.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM - Aqueles que usam o cartão VEM (Trabalhador, Estudante e Comum) irão aproximá-los dos validadores como fazem diariamente. A diferença, nesses casos, é que não haverá desconto da tarifa

A dúvida que ainda existe é em relação ao horário de liberação. Se o Passe Livre valerá para todo o dia de domingo ou se terá um horário específico. Segundo o diretor de operações do CTM, André Melibeu, essa definição será submetida ao CSTM (Conselho Superior de Transporte Metropolitano) em reunião prevista para terça-feira (25), às 8h30.

“Já está decidido que todo passageiro será registrado. Até porque não podemos perder a oportunidade de quantificar o incremento de passageiros. Se apenas liberássemos as catracas, perderíamos esse registro. O que estamos fechando é a melhor forma de fazer essa quantificação e o horário”, explica.

PASSE LIVRE NOS ÔNIBUS favorece eleitor, não candidaturas, diz cientista político:

Marcelo Bandeira de Melo, diretor de Inovação da Urbana-PE, garante que o Sistema de Bilhetagem Eletrônica do STPP tem todas as condições de operacionalizar a gratuidade.

Temos o recurso pra fazer via bilhetagem eletrônica e com segurança. Apenas falta o CTM definir a faixa horária em que se dará a gratuidade. Se será o dia todo, no horário da votação ou em um horário específico, como por exemplo das 6h às 18h”, afirma.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM - No caso do pagamento em dinheiro, o bloqueio será liberado pelo motorista, como já acontece - já que menos de 5% das linhas de ônibus do Grande Recife ainda têm cobradores

PASSE LIVRE NA RMR

Depois de sequer montar um esquema especial de reforço no transporte público por ônibus no primeiro turno das Eleições 2022 - transferindo apenas a frota do sábado para o domingo, o que seguiu mantendo longos intervalos para o passageiro -, o governo de Pernambuco decidiu adotar o Passe Livre.

A gratuidade das passagens dos ônibus da Região Metropolitana do Recife foi anunciada pelo Estado na segunda-feira (17/10), três dias depois de o ex-presidente Lula - candidato à Presidência da República pelo PT - fazer o apelo ao governador Paulo Câmara (PSB) e ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), durante visita à capital.

STF APROVOU O PASSE LIVRE

No primeiro turno, 64 cidades ofereceram algum tipo de gratuidade nos coletivos. E todas deverão repetir a medida. Em alguns municípios, o Passe Livre virou lei para ser repetido em todos os turnos das futuras eleições, majoritárias (presidente da República, governador de Estado, prefeito e senador) e proporcionais (vereadores e deputados estaduais e federais).

SEVERINO SOARES/JC IMAGEM - Metrô do Recife não está incluído na medida por ser gerido pelo governo federal. Assim, o passageiro que acessar o sistema de transporte da RMR pelo metrô irá pagar a tarifa normalmente

METRÔ DO RECIFE

Vale ressaltar que o Passe Livre do domingo 30/10 será custeado pelo governo do Estado, gestor do transporte por ônibus na RMR. E que o Metrô do Recife não está incluído na medida por ser gerido pelo governo federal. Assim, o passageiro que acessar o sistema de transporte da RMR pelo metrô irá pagar a tarifa normalmente.

Veja o posicionamento da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) sobre o Metrô do Recife:

“A Companhia Brasileira de Trens Urbanos informa que, no domingo, 30 de outubro, data do segundo turno das eleições 2022, as tarifas para ingresso no sistema serão cobradas de forma habitual. A CBTU destaca que o funcionamento será normal, das 05h às 23h, nas Linhas Centro e Sul e sem operação da Linha VLT, que normalmente não circula aos domingos”.

TAGS
mobilidade passe livre eleições 2022 transporte público
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory