Uma polêmica envolvendo o possível encerramento das atividades da Uber no Brasil atraiu a curiosidade de muitas pessoas.
A repercussão sobre a Uber sair do Brasil começou após a entrevista do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, ao Valor Econômico, na última segunda-feira (06).
Durante a ocasião, o ministro alegou que não estava preocupado se a empresa tomasse esta decisão no cenário em que o trabalho por aplicativo fosse regulamentado, pois poderia utilizar os Correios - empresa de logística - como substituto.
Com a divulgação deste posicionamento, muitos motoristas e entregadores de aplicativos como a Uber ficaram preocupados com o que pode acontecer, caso a regulamentação do trabalho por aplicativo acabe fazendo com que empresas do mesmo setor saiam do país.
Leia nesta matéria:
- Motoristas e entregadores de aplicativo opinam sobre o possível fim do Uber no Brasil
- O que a Uber pensa sobre a regulamentação de trabalho por aplicativo?
- Entenda mais detalhes sobre o fim do Uber no Brasil
Motoristas e entregadores por aplicativo opinam sobre possível fim do Uber no Vrasil
Conforme divulgado anteriormente na coluna de Mobilidade do JC, a reação dos motoristas de aplicativo foi negativa. Isso porque muitas destas pessoas têm no aplicativo de transporte e entregas a maior parte da sua fonte de renda e temem perdê-la.
No ano de 2018, o movimento político-social Livres divulgou dados importantes sobre as pessoas que utilizam aplicativos deste segmento como principal meio de trabalho. Estima-se que sejam 1,5 milhão de motoristas permanentes.
Ainda segundo o JC, as informações foram confirmadas anos depois, em 2021, pela pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre trabalhos realizados por meio de plataformas digitais.
Apesar da possibilidade da Uber sair do Brasil por causa da regulamentação do trabalho por aplicativo ter sido recebida negativamente por alguns motoristas, outros trabalhadores acreditam que isso não deve acontecer.
“A Uber não vai sair do País depois de ter sido pioneira aqui. O Brasil é o segundo maior mercado mundial onde a plataforma tem mais lucro", afirmou o motorista de aplicativo, Arthur Vinícius.
"O motorista não deve se preocupar porque tudo não passa de um jogo de farpas", conclui Arthur.
O que a Uber pensa sobre a regulamentação de trabalho por aplicativo?
Ao ser questionada sobre a regulamentação do trabalho por aplicativo, proposta pelo governo Lula, a Uber emitiu uma nota afirmando que defende a inclusão dos entregadores e motoristas de aplicativo nas regras da Previdência Social. A ideia é apoiada desde 2021.
"É fundamental que essa integração previdenciária seja feita a partir de um modelo mais vantajoso para motoristas e entregadores do que as opções atuais, consideradas muito caras e burocráticas por grande parte desses trabalhadores", afirmam.
As informações são do Exame.