Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
CARROS AUTÔNOMOS

TESLA fará recall de MILHARES de CARROS devido a PROBLEMAS na DIREÇÃO AUTÔNOMA. Entenda

Órgão regulador dos Estados Unidos entendeu que o sistema da Tesla permite que veículos ultrapassem limites de velocidade e circulem pelas ruas de maneira imprevisível

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 17/02/2023 às 14:57 | Atualizado em 17/02/2023 às 15:00
Os carros semi autônomos teriam se envolvido em 392 sinistros de trânsito em um ano nos EUA - capital street fx/Pixabay

Os problemas com os carros autônomos seguem. A Tesla, montadora de carros elétricos e semi autônomos de Elon Musk, fará um recall de quase 400 mil veículos devido a problemas com o sistema de direção autônoma.

O recall foi determinado na quarta-feira (1/2) pela Administração Nacional de Segurança de Tráfego nas Estradas (NHTSA, sigla em inglês), órgão regulador dos Estados Unidos.

Segundo o órgão, as versões do Full-Self Driving (FSD) que permitem que um veículo "ultrapasse o limite de velocidade e circule em cruzamentos de maneira ilegal ou imprevisível aumentam o risco de um sinistro de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se diz. Entenda)".

Os carros semi autônomos teriam se envolvido em 392 sinistros de trânsito em um ano nos EUA. Por isso a razão do recall.

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A revisão atingirá os carros Model X, Model S (fabricados desde 2016), Model 3 (fabricados desde 2017) e Model Y (fabricados desde 2020) que têm o FSD Beta. A Tesla fará uma atualização de software sem custo para os motoristas.

Elon Musk disse que começará a aceitar bitcoin como forma de pagamento de sua carros. Hoje, com dois bitcoin se compra auma carro da empresa. - Divulgação

Segundo a Agência Reuters, a Tesla afirmou que seguirá a ordem de recall da NHTSA, apesar de não concordar com ela. A montadora disse não estar ciente de ferimentos ou mortes que possam ter sido causados por seu sistema de direção autônoma.

Em 2021, a Tesla anunciou o recall de quase 54 mil veículos nos EUA por conta de um recurso do FSD Beta conhecido como "rolling stop", que fazia os carros não pararem completamente em cruzamentos. Segundo o NHTSA, a funcionalidade violava leis estaduais de trânsito.

 

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