Desde a quarta-feira (15/3), os passageiros já podem se cadastrar no novo aplicativo de transporte criado para concorrer diretamente com as gigantes da mobilidade urbana, como Uber e 99. O MobizapSP foi criado pela Prefeitura de São Paulo depois que a gestão municipal impediu a entrada, pelo menos oficial, do Uber Moto e do 99 Moto na capital.
Para se cadastrar, os futuros passageiros do app devem baixar o MobizaSP Passageiro (disponível para Android ou iOS), preencher nome, número de celular e e-mail. Segundo a prefeitura, a liberação do cadastro de passageiros é o primeiro passo para a operação, prevista para começar entre os dias 22 e 24 de março.
O cadastro dos passageiros vai permitir a estruturação do banco de dados dos futuros usuários do serviço - paulistas, paulistanos ou pessoas de outros estados que estejam em São Paulo. Quando começar a operar, os usuários poderão solicitar viagens em São Paulo com preços menores em relação aos outros aplicativos de transporte individual de passageiros.
Também de acordo com a Prefeitura de São Paulo, mais de 15,5 mil cadastros de motoristas já foram realizados no app, o que ultrapassou a exigência inicial de 10 mil motoristas apresentada pela gestão quando a criação do MobizapSP foi anunciada, no dia 9/3.
De acordo com a prefeitura, o aplicativo tem monitoramento em tempo real de todos os veículos, botão de pânico e inteligência artificial para identificar desvios fora dos padrões e acionar uma equipe policial, caso necessário. Os passageiros também precisarão enviar uma selfie para garantir a segurança dos envolvidos.
Esta é a segunda vez em cinco anos que a prefeitura paulistana lança um aplicativo próprio para transporte individual. Em 2018, o então prefeito João Doria anunciou o SPTáxi - que também existia no Rio de Janeiro, sob o nome RioTáxi - que ainda está em operação, mas sem a adesão esperada.
VANTAGENS DO NOVO APLICATIVO PARA CONCORRER COM A UBER
TAXAS MENORES PARA MOTORISTAS PARCEIROS
A estratégia agora - sob o comando da gestão Ricardo Nunes (MDB), candidato certo à reeleição à Prefeitura de São Paulo - é de que a remuneração dos motoristas será muito maior do que a oferecida pela Uber, 99 e Indrive, por exemplo.
Depois de impedir a entrada, pelo menos oficial, do Uber e 99 Moto na capital, a Prefeitura de São Paulo comprou, de vez e mais uma vez, a briga contra as gigantes da mobilidade urbana
UBER: plataforma consegue vitória judicial contra vínculo de trabalho e decisão impacta no Brasil
A promessa é de que a taxa de administração do MobizapSP para operar a plataforma será de 10,95%. Ou seja, o motorista irá receber 89,05% do valor pago pelo passageiro.
SEM PREÇO DINÂMICO E TAXA DE CANCELAMENTO
Outra diferença do MobizapSP é que não haverá tarifa dinâmica, notícia boa para o passageiro, que poderá pagar menos do que a média cobrada pelos outros apps nos horários de pico.
O MobizapSP também não terá taxa de cancelamento, assim como não haverá taxa mínima de remuneração dos motoristas.
Já a tarifa por quilômetro rodado e tempo de viagem, entretanto, deverá ser semelhante às que são cobradas pelas plataformas de transporte por aplicativo na maior parte do dia, segundo a prefeitura.