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Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
RODOVIAS

PEDÁGIO: PERNAMBUCO testa as primeiras PISTAS de AUTOATENDIMENTO do Nordeste no caminho para PORTO DE GALINHAS e SUAPE

Novidade está em fase de teste na Concessionária Rota do Atlântico, em Suape, e vai proporcionar mais comodidade e agilidade no atendimento no pedágio

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 26/03/2023 às 21:58 | Atualizado em 26/03/2023 às 22:05
Pistas de autoatendimento no pedágio da Concessionária Rota do Atlântico - DIVULGAÇÃO

Pernambuco é o primeiro estado do Nordeste a testar as pistas exclusivas de autoatendimento em rodovias com cobrança de pedágio. A novidade está em teste nas praças de pedágio da Concessionária Rota do Atlântico, que dá acesso à Praia de Porto de Galinhas - principal destino turístico do Estado, e ao Complexo Viário de Suape, entre o Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco.

A operação de teste é coordenada pelo Grupo Monte Rodovias, que explica estar buscando mais conforto para os motoristas que utilizam a rota pedagiada. As pistas exclusivas de autoatendimento possibilitam um atendimento mais ágil e fácil no pagamento da tarifa.

VEJA ONDE ESTÃO AS PISTAS DE AUTOATENDIMENTO

As pistas foram implantadas na PE-009, em Suape. Uma fica na praça de pedágio que atende quem segue da BR-101 em direção ao Litoral Sul. E a segunda está localizada no sentido de quem se desloca de Porto de Galinhas para o Recife.

A operação nos dois equipamentos é voltada para o uso do cartão de débito, permitindo também a modalidade de pagamento por aproximação, o que garante maior rapidez na passagem pelas pistas.

E, para facilitar a identificação pelos usuários, as pistas exclusivas de autoatendimento estão diferenciadas das outras com a cor verde limão.

 

A Concessionária Rota do Atlântico S.A. é responsável pela administração de um sistema viário com 44 km - Foto: Maurício Ferry

“A Monte Rodovias está continuamente em busca de soluções com foco em aperfeiçoar o serviço oferecido em suas rodovias. Com o autoatendimento, estamos proporcionando mais uma alternativa para facilitar o atendimento, beneficiando quem trafega pelo complexo viário. A novidade, que é pioneira na região, envolve um considerável esforço de mudança de hábitos e de processos com uso intensivo de tecnologia”, comenta o diretor de Serviços e Tecnologia do Grupo, Wilman Sanchez.

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FASE DE TESTES 

O objetivo é que as pistas de autoatendimento sejam mais uma solução prática e célere para o condutor. A categoria do veículo é automaticamente identificada, após a passagem pela barreira, e o valor correspondente é exibido na máquina para a realização do pagamento.

“A fase de testes é fundamental para otimizar o funcionamento e identificar pontos de melhorias no sistema”, ressalta o gerente de Operações da Perto S.A, Edson Nilo, que acompanhou as instalações e início das operações. 

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