Pernambuco é o primeiro estado do Nordeste a testar as pistas exclusivas de autoatendimento em rodovias com cobrança de pedágio. A novidade está em teste nas praças de pedágio da Concessionária Rota do Atlântico, que dá acesso à Praia de Porto de Galinhas - principal destino turístico do Estado, e ao Complexo Viário de Suape, entre o Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco.
A operação de teste é coordenada pelo Grupo Monte Rodovias, que explica estar buscando mais conforto para os motoristas que utilizam a rota pedagiada. As pistas exclusivas de autoatendimento possibilitam um atendimento mais ágil e fácil no pagamento da tarifa.
VEJA ONDE ESTÃO AS PISTAS DE AUTOATENDIMENTO
As pistas foram implantadas na PE-009, em Suape. Uma fica na praça de pedágio que atende quem segue da BR-101 em direção ao Litoral Sul. E a segunda está localizada no sentido de quem se desloca de Porto de Galinhas para o Recife.
A operação nos dois equipamentos é voltada para o uso do cartão de débito, permitindo também a modalidade de pagamento por aproximação, o que garante maior rapidez na passagem pelas pistas.
E, para facilitar a identificação pelos usuários, as pistas exclusivas de autoatendimento estão diferenciadas das outras com a cor verde limão.
“A Monte Rodovias está continuamente em busca de soluções com foco em aperfeiçoar o serviço oferecido em suas rodovias. Com o autoatendimento, estamos proporcionando mais uma alternativa para facilitar o atendimento, beneficiando quem trafega pelo complexo viário. A novidade, que é pioneira na região, envolve um considerável esforço de mudança de hábitos e de processos com uso intensivo de tecnologia”, comenta o diretor de Serviços e Tecnologia do Grupo, Wilman Sanchez.
FASE DE TESTES
O objetivo é que as pistas de autoatendimento sejam mais uma solução prática e célere para o condutor. A categoria do veículo é automaticamente identificada, após a passagem pela barreira, e o valor correspondente é exibido na máquina para a realização do pagamento.
“A fase de testes é fundamental para otimizar o funcionamento e identificar pontos de melhorias no sistema”, ressalta o gerente de Operações da Perto S.A, Edson Nilo, que acompanhou as instalações e início das operações.