TÚNEL onde motorista morreu AFOGADA no RECIFE é interditado novamente

Túnel é conhecido pelos problemas estruturais de alagamento. Em 2022, uma idosa morreu afogada
Roberta Soares
Publicado em 30/03/2023 às 11:15
Túnel do Jordão é interditado novamente Foto: RENATO RAMOS/JC IMAGEM


De novo e de novo. O Túnel Felipe Camarão, mais conhecido como Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife e onde, em 2022, uma mulher de 81 anos morreu afogada, voltou a ser interditado na manhã desta quinta-feira (30/3), devido a alagamentos.

O túnel é conhecido pelos problemas já históricos de drenagem das águas da chuva, que tem comprometido, inclusive, sua estrutura, sem que o governo de Pernambuco consiga dar uma solução definitiva.

O local está interditado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) desde um pouco antes das 7h desta quinta. “Às 6h52, para garantir a segurança viária das pessoas, a CTTU interditou o Túnel Felipe Camarão (que é de jurisprudência estadual), no Jordão, devido ao grande ponto de alagamento no local”, informou a CTTU.

Os problemas são antigos e a dificuldade do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) - responsável pela construção e manutenção do Túnel do Jordão - ganhou um desfecho trágico em 2022 .

MOTORISTA DE 81 ANOS TENTOU ATRAVESSAR E MORREU AFOGADA

Em julho, uma idosa de 81 anos tentou fazer a travessia do túnel e morreu afogada. A vítima ultrapassou o bloqueio da CTTU - feito com cavaletes e fitas, depois da tragédia substituído por blocos de concreto - e não conseguiu sair do veículo.

VEJA IMAGENS DO ALAGAMENTO

Na época, a perícia do Instituto de Criminalística concluiu que o carro teria boiado com a quantidade de água e tombado pela lateral.

O carro, que era automático, estava em posição "D". Ou seja, liberado, um indicativo de que a condutora entrou na água em movimento.

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A placa dianteira também estaria ligeiramente levantada ("arrebitada”, como explicou a perícia), outro sinal de que a mulher optou por acessar o túnel.

DER-PE SE POSICIONA

Por nota, o DER-PE informou que uma equipe de fiscalização estava indo verificar o que ocorreu no Túnel Felipe Camarão e que iria acionar a empresa responsável pela manutenção das bombas no local. 

Geralmente, os alagamentos acontecem devido ao furto das ligações e bombas elétricas do sistema de drenagem.

HISTÓRICO DE PROBLEMAS E RESPONSABILIDADES

O Túnel do Jordão tem onze anos de construído e já teve outros problemas estruturais, como a falha de execução da laje superior que provocou a interdição por meses. O equipamento fez parte das obras de triplicação da Estrada da Batalha, executada em 2012 pelo governo de Pernambuco.

Para quem não sabe, o Túnel do Jordão é fundamental para a conexão da periferia da Zona Sul do Recife com a PE-08, a Estrada da Batalha, ligando o Recife a Jaboatão dos Guararapes. A Estrada da Batalha é um importante corredor que dá acesso à BR-101, na saída sul do Grande Recife.

Toda a operação e manutenção do Túnel do Jordão, assim como da Estrada da Batalha, são feitas pelo DER-PE. A CTTU/Recife cuida da circulação no equipamento e é o órgão que, em 2022, garantiu ter isolado a área quase duas horas antes do afogamento. Apesar de o DER-PE afirmar que o isolamento acontecia desde 0 dia 17 de julho.

REQUALIFICAÇÃO DO TÚNEL DO JORDÃO

Em 2022, o DER-PE prometeu que o túnel passaria por uma requalificação estrutural necessária após o último alagamento e o passivo de problemas do equipamento. E que o projeto ainda estava sendo concluído.

A intervenção previa um novo sistema elétrico, com instalações embutidas, iluminação, câmeras de vigilância, manutenção do sistema hidráulico, pavimentação e sinalização.

A previsão era de que o projeto fosse finalizado em até 10 dias. Após essa etapa, seia lançada a licitação das obras definitivas.

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