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Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
METRÔ DO RECIFE

VLT está sem funcionar no Grande Recife por falta de manutenção

Pela primeira vez nos últimos cinco anos, a CBTU Recife reconheceu o sucateamento do sistema oficialmente

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 18/04/2023 às 12:20 | Atualizado em 18/04/2023 às 13:43
Ramais de VLT, da Linha a Diesel do Metrô do Recife, quebraram por falta de manutenção - Foto: Guga Matos/JC Imagem

Os dois ramais a diesel operados pelos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) na Região Metropolitana do Recife deixaram de funcionar nesta terça-feira (18/4). A informação é da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que opera os ramais a diesel e a rede elétrica do Metrô do Recife.

Os ramais paralisados são Curado-Cajueiro Seco (que liga a Zona Oeste à Zona Sul do Grande Recife) e Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho (conexão da área Sul do Grande Recife).

O Ramal Cajueiro Seco-Cabo de Santo Agostinho é o de maior movimento, apesar dos intervalos muito superiores à 1h. A CBTU Recife disse apenas que houve uma quebra nos ramais a diesel. E que, por enquanto, não há previsão de retorno.

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Por nota, a CBTU Recife - numa clara mudança de política de comunicação, vale ressaltar - reconheceu que os problemas são provocados pela falta de manutenção do sistema, especialmente dos ramais a diesel.

QUEBRA PROVOCADA POR FALTA DE INVESTIMENTOS

Disse, ainda, que já fez contratações na ordem de R$ 12 milhões e que os ramais de VLT também receberão investimentos na ordem de R$ 130 milhões.

 

VLT pegou fogo na altura do bairro de Ponte dos Carvalhos, no Cabo de Santo Agostinho, em abril de 2022 - REPRODUÇÃO

“A CBTU Recife reconhece os problemas recorrentes que os dois Ramais do VLT apresentam, tanto o Ramal Cabo/Cajueiro Seco, principalmente o Ramal Curado/Cajueiro Seco. Os problemas são gerados pela falta de verbas para manutenção do sistema nos últimos anos.

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Em contrapartida, esclarecemos que estamos em busca da melhoria do sistema Diesel em Recife, inclusive com licitações já realizadas e contratação, num montante de R$ 12 milhões.

Informamos que as melhorias na disponibilidade e confiabilidade dos trens resultantes dessas contratações serão percebidas gradativamente ao longo dos próximos 12 meses. Por se tratar de equipamentos/serviços específicos ligados ao ramo ferroviário.

Em paralelo a essa ação, existe um planejamento de médio e longo prazo para recuperação plena do sistema do VLT na ordem de 130 milhões, que deverá ocorrer dentro dos próximos 5 anos”.

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SISTEMA JÁ TEVE 9 VLTS, MAS ATUALMENTE OPERA COM APENAS 3

Se o Metrô do Recife (rede elétrica) sofre com o sucateamento, a degradação dos VLTs é ainda maior. Há um ano, apenas três VLTs operam na linha diesel. Dois no Ramal Cajueiro Seco/Cabo e um no Ramal Curado/Cajueiro Seco. Devido à dificuldade, o intervalo entre os VLTs é enorme, chegando a duas horas de espera.

O sistema já contou com 9 VLTs, que foram sendo sucateados. Além disso, a linha diesel sofre com uma alta evasão de receita - a maioria dos passageiros não paga a tarifa ao longo das duas linhas.

São entre 450 e 600 passageiros diários exatamente porque a evasão é grande. Oficialmente, entretanto, a CBTU Recife informou que o Ramal Cajueiro Seco/Cabo transporta diariamente 1.450 passageiros, e o Ramal Curado/Cajueiro Seco transporta 790 pessoas/dia.

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