MORTE NO TÚNEL DO JORDÃO: governo de Pernambuco vai gastar R$ 9,5 milhões para evitar alagamentos e novas mortes

Recursos foram anunciados no dia em que um ciclista de 42 anos morreu ao tentar fazer a travessia pelo alagamento. Há menos de um ano, uma idosa de 81 anos morreu afogada no local
Roberta Soares
Publicado em 27/06/2023 às 16:46
Problemas são antigos e a dificuldade do DER-PE - responsável pela construção e manutenção do Túnel do Jordão - ganhou desfecho trágico em 2022 e novamente agora Foto: RENATO RAMOS/JC IMAGEM


O governo de Pernambuco vai investir R$ 9,5 milhões para reestruturar e evitar novos alagamentos e mortes no Túnel Felipe Camarão, conhecido como Túnel do Jordão, na Zona Sul do Recife. A promessa foi feita nesta terça-feira (27/6), horas depois de um ciclista de 42 anos morrer ao tentar fazer a travessia do equipamento, alagado mais uma vez. Menos de um ano atrás, uma idosa de 81 anos morreu afogada no local.

Segundo o Departamento de Estradas de Rodagens de Pernambuco (DER), órgão do governo do Estado que é responsável pelo Túnel do Jordão, serão realizadas obras estruturais e mecânicas de drenagem do equipamento o mais rápido possível.

Uma licitação estaria sendo realizada para recuperar a construção viária e implantar o serviço de conservação da superestrutura, incluindo instalações elétricas e hidráulicas, limpeza de fosso e substituição definitiva das bombas existentes no local.

As soluções, entretanto, ainda deverão demorar um pouco porque a licitação só deverá ser concluída em 60 dias. A partir dela é que as obras poderão ser iniciadas, tendo prazo de 180 dias para conclusão.

O DER-PE também garantiu que tem realizado manutenção constantemente no local, que segue sendo alvo de vândalos que furtam e danificam os equipamentos de sucção da água, afetados quando chove.

PROMESSA DE REESTRUTURAR O TÚNEL DO JORDÃO JÁ FOI FEITA ANTES

A promessa do DER-PE, de reestruturar o túnel para acabar com os alagamentos, já foi feita anteriormente. E não foi cumprida - vale ressaltar. Em agosto de 2022, depois da morte da idosa de 81 anos que tentou atravessar o túnel e morreu afogada no próprio automóvel, o DER-PE falava que o equipamento passaria por uma requalificação estrutural.

Thiago Lucas - Túnel do Jordão

Que a intervenção previa um novo sistema elétrico, com instalações embutidas, iluminação, câmeras de vigilância, manutenção do sistema hidráulico, pavimentação e sinalização. A previsão era de que o projeto fosse finalizado em até dez dias. Após essa etapa, seria lançada a licitação das obras definitivas.

Naquela época, o órgão também alegou que a situação foi provocada pelo vandalismo contra o sistema elétrico de drenagem do túnel.

TÚNEL DO JORDÃO TEM HISTÓRICO DE PROBLEMAS

O Túnel do Jordão tem onze anos de construído e já teve outros problemas estruturais, como a falha de execução da laje superior que provocou a interdição por meses. O equipamento fez parte das obras de triplicação da Estrada da Batalha, executada em 2012 pelo governo de Pernambuco.

Para quem não sabe, o Túnel do Jordão é fundamental para a conexão da periferia da Zona Sul do Recife com a PE-08, a Estrada da Batalha, ligando o Recife a Jaboatão dos Guararapes. A Estrada da Batalha é um importante corredor que dá acesso à BR-101, na saída sul do Grande Recife.

ENTENDA A SEGUNDA MORTE NO TÚNEL DO JORDÃO

Dessa vez, a vítima de mais um alagamento no Túnel do Jordão seria um ciclista que teria tentado atravessar o local - sem o bloqueio de tráfego devido - e levado um choque elétrico na travessia. A morte aconteceu no início da manhã desta terça, após uma noite chuvosa na Região Metropolitana do Recife e área da Zona da Mata.

O corpo estava no alagamento do túnel. As informações sobre como se deu a morte não foram confirmadas pela Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco e se baseiam em versões de testemunhas do caso. Pessoas que teriam visto o homem morrer.

TAGS
Túnel do Jordão mobilidade alagamentos Morte
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory