Uma falha técnica que ainda está sendo investigada provocou o bloqueio de 40 mil cartões do Bilhete Único, cartão eletrônico utilizado no transporte público de São Paulo. Assim, os donos dos cartões estão tendo o acesso bloqueado nas catracas dos ônibus desde a sexta-feira (30/6).
Mas, segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), gestora do sistema de ônibus, a troca dos cartões será de graça, o órgão fornecerá atestado de comparecimento e os motoristas estão orientados a permitir que os passageiros desembarquem pela porta da frente do ônibus quando a mensagem de bloqueio aparecer nos validadores.
A falha em um dos lotes foi identificada pela SPTrans na noite do sábado (1º/7). Segundo o órgão, assim que o problema foi constatado, equipes técnicas começaram a trabalhar para reduzir o número de cartões atingidos.
A SPTrans explicou que aconteceu um erro de sintaxe (mensagem disparada indevidamente) em seu sistema que enviou aos validadores uma lista de cartões a serem cancelados.
O QUE FAZER SE VOCÊ TIVER O BILHETE ÚNICO BLOQUEADO
A orientação aos passageiros que tiverem o Bilhete Único bloqueado é ir até um posto de atendimento da SPTrans para análise do ocorrido. Caso o cartão tenha realmente sido afetado pela falha, será emitida uma segunda via gratuitamente.
A segunda via do cartão não será cobrada dos usuários prejudicados. Segundo a SPTrans, todos os créditos existentes no cartão bloqueado serão transferidos para o novo cartão.
DESEMBARQUE PELA PORTA DIANTEIRA DOS COLETIVOS
E também permitirá que as pessoas que tiveram o cartão bloqueado façam as viagens. Para isso, as empresas de ônibus foram orientadas a autorizar motoristas e cobradores a permitir que os passageiros desembarquem pela porta da frente quando a mensagem de bloqueio do cartão aparecer no validador.
Além disso, a SPTrans garantiu que emitirá um atestado de comparecimento referente às horas perdidas pelos passageiros nos postos do órgão. Os endereços dos postos de atendimento podem ser conferidos em sptrans.com.br/postos.