Começou a operar no Rio de Janeiro o aplicativo Moto.Rio, a versão pública carioca do serviço de transporte de passageiros por aplicativo com motocicletas, como o Uber Moto e 99 Moto. A primeira corrida, inclusive, teve como passageiro o prefeito Eduardo Paes (PSD), na sexta-feira (21/7).
O Moto.Rio foi desenvolvido pela prefeitura para intermediação de viagens de passageiros com mototaxistas, sem cobrar qualquer tipo de taxa dos profissionais. Por enquanto, está em funcionamento em toda a cidade apenas para smartphones com sistema Android. Em breve, será disponibilizado também para o sistema IOS.
“Na prática, o que estamos fazendo aqui, mais do que a tecnologia e o aplicativo, é transformar vocês em uma categoria profissional e em permissionários de um serviço no município do Rio de Janeiro. Sair do informal e entrar na legalidade é muito importante”, afirmou Eduardo Paes, durante lançamento do aplicativo na Rocinha, em São Conrado, diante dos mototaxistas aprovados para o serviço.
O prefeito usou o serviço para ir até a sede da prefeitura, no Centro do Rio. O Moto.Rio foi desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (IplanRio), vinculada à Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade (SMTDI), em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). Funciona de forma semelhante ao Taxi.Rio, com opção do passageiro escolher percentuais do valor total da corrida.
Para se cadastrarem no APP, os mototaxistas passaram por um processo para garantir a própria segurança e a dos passageiros. Foram aprovados os profissionais maiores de 21 anos e com dois anos de experiência com a carteira de habilitação na categoria A (motocicletas).
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Também foram obrigatórias a apresentação de certidões negativas criminais e a contratação de seguro para acidentes pessoais de passageiros. As motocicletas precisam estar em boas condições, ter cortador de linha de pipa acoplado, apoio lateral e traseiro para o passageiro. O condutor precisa vestir um colete especial refletivo e, além de usar capacete, oferecer um capacete para o passageiro.
- Motocicletas precisam ter mais de 21 anos de idade
– Carteira de Habilitação Categoria A (mínimo de 2 anos de experiência)
– Documento comprovando que é a/o proprietária/o da moto (CRLV)
– Caso a motocicleta seja de terceiros, é necessário uma procuração pública ou privada para utilização do veículo, com cópia autenticada do documento com foto da/o dona/o da motocicleta
– Apólice de seguro APP (para acidentes pessoais de passageiros)
- Certidões de quitação eleitoral e negativas criminais do 1º ao 4º Ofícios
- Seguro de responsabilidade civil facultativa (RCF)
- Motocicletas com no máximo 10 anos, ter cortador de linha de pipa acoplado, apoio lateral e traseiro para o passageiro e porta-bagagem
- O condutor precisará vestir um colete especial refletivo e, além de usar capacete, precisará ter um capacete disponível para o passageiro
- Condutores precisam fazer o curso de especialização para mototaxistas, regulamentado pelo Detran, e a motocicleta deverá ter placa vermelha, como os táxis