APLICATIVO que concorre com UBER e 99 MOTO entra em operação

Novo aplicativo não cobra taxas dos motoqueiros e faz mais exigências do que as plataformas Uber, 99 e inDrive
Roberta Soares
Publicado em 24/07/2023 às 13:17
Aplicativo começou a operar, por enquanto, apenas no sistema Android. O Moto.Rio foi desenvolvido pela prefeitura para intermediação de viagens de passageiros com mototaxistas, sem cobrar qualquer tipo de taxa dos profissionais Foto: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM


Começou a operar no Rio de Janeiro o aplicativo Moto.Rio, a versão pública carioca do serviço de transporte de passageiros por aplicativo com motocicletas, como o Uber Moto e 99 Moto. A primeira corrida, inclusive, teve como passageiro o prefeito Eduardo Paes (PSD), na sexta-feira (21/7).

O Moto.Rio foi desenvolvido pela prefeitura para intermediação de viagens de passageiros com mototaxistas, sem cobrar qualquer tipo de taxa dos profissionais. Por enquanto, está em funcionamento em toda a cidade apenas para smartphones com sistema Android. Em breve, será disponibilizado também para o sistema IOS.

“Na prática, o que estamos fazendo aqui, mais do que a tecnologia e o aplicativo, é transformar vocês em uma categoria profissional e em permissionários de um serviço no município do Rio de Janeiro. Sair do informal e entrar na legalidade é muito importante”, afirmou Eduardo Paes, durante lançamento do aplicativo na Rocinha, em São Conrado, diante dos mototaxistas aprovados para o serviço.

O prefeito usou o serviço para ir até a sede da prefeitura, no Centro do Rio. O Moto.Rio foi desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (IplanRio), vinculada à Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade (SMTDI), em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). Funciona de forma semelhante ao Taxi.Rio, com opção do passageiro escolher percentuais do valor total da corrida.

EXIGÊNCIAS PARA CADASTRO NO MOTO.RIO

REPRODUÇÃO - Aplicativo Moto.Rio começa a operar

Para se cadastrarem no APP, os mototaxistas passaram por um processo para garantir a própria segurança e a dos passageiros. Foram aprovados os profissionais maiores de 21 anos e com dois anos de experiência com a carteira de habilitação na categoria A (motocicletas).

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UBER E 99 MOTO: as lições que o Brasil precisa aprender com a reação de SÃO PAULO e RIO DE JANEIRO ao serviço

Também foram obrigatórias a apresentação de certidões negativas criminais e a contratação de seguro para acidentes pessoais de passageiros. As motocicletas precisam estar em boas condições, ter cortador de linha de pipa acoplado, apoio lateral e traseiro para o passageiro. O condutor precisa vestir um colete especial refletivo e, além de usar capacete, oferecer um capacete para o passageiro.

CONFIRA as exigências:

- Motocicletas precisam ter mais de 21 anos de idade
– Carteira de Habilitação Categoria A (mínimo de 2 anos de experiência)
– Documento comprovando que é a/o proprietária/o da moto (CRLV)
– Caso a motocicleta seja de terceiros, é necessário uma procuração pública ou privada para utilização do veículo, com cópia autenticada do documento com foto da/o dona/o da motocicleta
– Apólice de seguro APP (para acidentes pessoais de passageiros)
- Certidões de quitação eleitoral e negativas criminais do 1º ao 4º Ofícios
- Seguro de responsabilidade civil facultativa (RCF)

- Motocicletas com no máximo 10 anos, ter cortador de linha de pipa acoplado, apoio lateral e traseiro para o passageiro e porta-bagagem
- O condutor precisará vestir um colete especial refletivo e, além de usar capacete, precisará ter um capacete disponível para o passageiro
- Condutores precisam fazer o curso de especialização para mototaxistas, regulamentado pelo Detran, e a motocicleta deverá ter placa vermelha, como os táxis

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