As dificuldades de mobilidade urbana nas grandes cidades do Brasil não são mais novidade para ninguém e só crescem com as medidas - ainda frequentes, vale destacar - de estímulo ao uso do carro. Por isso a importância de se priorizar, nas vias e financeiramente, o transporte público coletivo.
Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre mobilidade e trabalho, divulgada nesta terça-feira (22/8), revelou que 36% dos brasileiros (ou seja, mais de um terço da população) que vivem em grandes cidades passam mais de 1 hora no trânsito diariamente.
E uma parcela dos brasileiros (8%) - acreditem - gasta mais de 3 horas se locomovendo para realizar atividades de rotina, como trabalhar e estudar. Os dados não param por aí: a pesquisa inédita da CNI apontou, ainda, que 7% ficam entre 2 e 3 horas por dia no trânsito e 21% entre 1 e 2 horas.
REDUÇÃO DA OFERTA DE ÔNIBUS ENTRE AS RAZÕES
Entre as razões para o aumento do tempo perdido no trânsito estaria, segundo os entrevistados, a redução da oferta do transporte público - o que parece ser um contrassenso diante da motorização das cidades. Pelo menos 23% das pessoas ouvidas pela CNI apontaram a redução das linhas de ônibus durante e depois da pandemia como a explicação para estar perdendo mais tempo em seus deslocamentos.
PANDEMIA DE COVID-19 PIOROU O QUE JÁ ERA RUIM
A pandemia de covid-19 piorou ainda mais o que já era ruim. Segundo 29% dos entrevistados na pesquisa CNI, o tempo de locomoção aumentou depois da crise sanitária. E 55% das pessoas ouvidas confessaram ter a qualidade de vida afetada em razão do tempo gasto no transporte.
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A perda de tempo no trânsito, inclusive, tem comprometido a produtividade da população - fato revelado por 51% dos entrevistados.
AUMENTO DO ESTRESSE DA POPULAÇÃO
O estresse é outro reflexo nocivo do tempo perdido no trânsito. Os dados da CNI apontam que o impacto é direto no desempenho do trabalho. Segundo a pesquisa, 60% das pessoas já chegaram estressadas ao trabalho por conta do tempo no transporte e outras 60% alegaram que já se atrasaram por causa do trânsito.
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Outras situações relatadas foram a perda de um período de trabalho (34%), a perda de uma reunião importante (26%) e perda de um dia inteiro de trabalho (23%) em virtude do tempo gasto no trânsito.
A pesquisa mostra, ainda, que 32% dos trabalhadores deixaram de aceitar oferta de emprego em razão de problemas de transporte/locomoção, outros 10% resolveram trocar de emprego por causa do trânsito e 2% já recusaram uma proposta de emprego ou mudaram de posto de trabalho devido às condições de deslocamento.
A CNI revelou também que 37% cogitariam mudar de trabalho, com a mesma remuneração, apenas para reduzir o tempo gasto no transporte.
CONFIRA OS PRINCIPAIS DADOS DA PESQUISA
Tempo médio diário gasto de locomoção:
26% - De 30 min/dia a 1h/dia
24% - De 15 min/dia a 30 min/dia
21% - De 1h/dia a 2h dia
12% - Até 15 min/dia
8% - Mais de 3h/dia
7% - De 2h/dia a 3h/dia
---> 36% - Mais de 1h
---> 62% - Até 1h
Efeito do tempo perdido no trânsito:
Para a qualidade de vida
21% - Afeta muito
34% - Afeta um pouco
45% - Afeta em nada
Para a produtividade pessoal
19% - Afeta muito
32% - Afeta um pouco
49% - Afeta em nada
Tempo de locomoção após a pandemia:
16% - Aumentou muito
13% - Aumentou pouco
53% - Ficou igual
10% - Diminuiu pouco
6% - Diminuiu muito
Motivo de o tempo gasto no trânsito ter se alterado (comparado com antes da pandemia):
Entre quem diz que aumentou o tempo no trânsito
23% - Redução das linhas de ônibus
20% - Aumento de fluxo
16% - Mudança de rotina
Pesquisa Mobilidade e Trabalho CNI 2023 by Roberta Soares on Scribd
Entre quem diz que o tempo no trânsito diminuiu
20% - Mudança de rotina
16% - Mudança de hábitos pós-pandemia
15% - Redução de trabalho/demandas
Situações causadas pelo tempo no trânsito:
60% - Chegou estressado
60% - Chegou atrasado
34% - Perdeu um período de trabalho
26% - Perdeu reunião importante
23% - Perdeu um dia inteiro de trabalho
Mudanças na vida profissional:
32% - Deixou de aceitar oferta de emprego por problemas de transporte/locomoção
10% - Resolveu trocar de emprego
2% - Ambos
37% - Cogitaria trocar de emprego, com a mesma remuneração, apenas para reduzir tempo gasto no transporte
A pesquisa da CNI foi realizada em parceria com o Instituto Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), em abril de 2023, e entrevistou 2.019 pessoas da população economicamente ativa brasileira acima de 16 anos.
As entrevistas foram realizadas em municípios com população a partir de 250 mil habitantes nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.