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Por Roberta Soares e equipe
TRANSPORTE AÉREO

AEROPORTO DO RECIFE: Aena Brasil instala novo equipamento de orientação de POUSOS para reduzir desvios de VOOS

Solução não é definitiva, mas a concessionária resolveu adotá-la porque os transtornos a passageiros e companhias aéreas estavam sendo grandes e a Aena Brasil sendo duramente criticada

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Roberta Soares

Publicado em 25/08/2023 às 14:36 | Atualizado em 26/08/2023 às 13:52
Segundo a Aena, de maio até agora, mesmo com um teto operacional mais restrito, menos de 1% dos voos (apenas 0,7%) foram alternados para outros aeroportos ou cancelados, um total de 128 voos entre 17.773 operações
Segundo a Aena, de maio até agora, mesmo com um teto operacional mais restrito, menos de 1% dos voos (apenas 0,7%) foram alternados para outros aeroportos ou cancelados, um total de 128 voos entre 17.773 operações - GABRIEL FERREIRA/TV JORNAL

A Aena Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional do Recife, informou nesta sexta-feira (25/8), que adotou uma solução para acabar ou, pelo menos, reduzir bastante os desvios de voos que estavam acontecendo por causa do desligamento do sistema de orientação de pousos.

Segundo a concessionária, desde o dia 10 de agosto entrou em vigor um novo procedimento de navegação aérea para o Aeroporto do Recife que, embora não substitua o Sistema de Pousos por Instrumentos (no inglês, Instrument Landing System – ILS), será fundamental para auxiliar os pilotos nas aterrissagens. É o RNP-AR, que permite operação com visibilidade mínima de até 100 metros de altura e 1.400 metros de distância da pista de pouso.

A medida oferece um avanço em relação aos 150 metros de altura e 2.200 metros de distância, necessários antes dessa providência. O procedimento funciona por meio de equipamentos de geolocalização embarcados nas aeronaves, usualmente disponíveis em boa parte dos voos que chegam ao Recife. E requer tripulação habilitada para utilizá-lo, o que também é comum.

O ILS é um sistema gerido pelos órgãos de navegação aérea e que permite a aproximação por instrumentos em solo, informando a localização da pista e a rampa de pouso.

PREVISÃO PARA RELIGAMENTO DO NOVO ILS EM 20 DIAS

Segundo a Aena, de maio até agora, mesmo com um teto operacional mais restrito, menos de 1% dos voos (apenas 0,7%) foram alternados para outros aeroportos ou cancelados, um total de 128 voos entre 17.773 operações - GABRIEL FERREIRA/TV JORNAL

Além do novo procedimento, a Aena Brasil garante que estão em andamento as providências para o religamento completo do ILS. Os trabalhos de ajustes e calibragem devem ser finalizados em aproximadamente 20 dias. A partir dessa fase, passam a contar os prazos para elaboração e publicação das novas cartas de navegação, procedimento realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Segundo a Aena Brasil, o ILS permitirá a operação com visibilidade mínima de cerca de 70 metros de altura e 1.200 metros de distância, um ganho adicional menor do que o obtido agora com o novo procedimento RNP-AR.

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A concessionária - que por várias vezes silenciou diante de reportagens feitas pelo JC sobre a ausência do equipamento de orientação de pousos - também destacou que o ILS não é um equipamento obrigatório e nem uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a concessão nem para o funcionamento do Aeroporto do Recife.

FAB diz que orientação de pousos depende da Aena e voos seguem sendo desviados no Recife - Thiago Lucas

E que, de maio até agora, mesmo com um teto operacional mais restrito, menos de 1% dos voos (apenas 0,7%) foram alternados para outros aeroportos ou cancelados, um total de 128 voos entre 17.773 operações.

OBRAS NO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RECIFE

Aeroporto do Recife conta com novo procedimento para operações com visibilidade reduzida - GABRIEL FERREIRA/TV JORNAL

A Aena Brasil também enfatizou que tem promovido uma grande transformação no Aeroporto do Recife para transformá-lo num terminal mais moderno e seguro. Nos seis aeródromos que administra no Nordeste, a concessionária está investindo R$ 1,4 bilhão em obras e R$ 500 milhões em serviços, sistemas, equipamentos e outras manutenções.

Assim, o Recife terá um aeroporto com capacidade operacional 60% superior, um novo píer para voos internacionais com quatro pontes de embarque, canal de inspeção e sistema de bagagens automatizado, mix comercial renovado e mais variado, espaços ampliados, mais confortáveis e funcionais, entre muitas outras melhorias.

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