Publicado em 14/06/2024 às 13:17
| Atualizado em 17/06/2024 às 12:57
BR-232 lidera em fatalidades, o que evidencia a baixa segurança viária da rodovia. Os sinistros da estrada que liga a capital pernambucana ao Sertão do Estado são mais violentos e, por isso, resultam em mais mortos e feridos - Guga Matos/JC Imagem
A BR-232, eixo rodoviário e econômico de Pernambuco por cortar o Estado inteiro, é uma rodovia perigosa sob a ótica da segurança viária, mesmo com as melhorias realizadas recentemente pelo governo estadual. Ela ainda mata mais do que a gigante BR-101, que pela sua dimensão nacional, recebe um volume muito maior de veículos.
Mas a BR-232 lidera em fatalidades, o que evidencia a baixa segurança viária da rodovia. Os sinistros da estrada que liga a capital pernambucana ao Sertão do Estado são mais violentos e, por isso, resultam em mais mortos e feridos.
Números recentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que, pelo menos desde 2020, a BR-232 tem registrado mais mortos e feridos do que as colisões da BR-101. E que essa diferença é, em média, de mais de 20 casos. Em 2023, por exemplo, enquanto a BR-101 teve 348 sinistros de trânsito e 60 mortos, a BR-232 registrou 318 sinistros e 77 mortos.
TRECHOS MAIS CRÍTICOS DA BR-232
JC constatou que, pelo menos por enquanto, o governo de Pernambuco conseguiu rearrumar a BR-232, que está menos perigosa - Guga Matos/JC Imagem
A maioria dos registros de colisões, mortes e ferimentos também têm lugar certo ao longo da BR-232. Segundo a PRF, a rodovia tem pelo menos cinco pontos críticos em sua extensão.
Lidera o ranking de sinistros de trânsito graves o trecho inicial da rodovia, entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes (km 0 ao km 10), no Grande Recife, com 45 sinistros e 6 mortos em 2023. Na sequência está o trecho entre Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, e Pombos, no Agreste (km 50 ao km 60: 19 sinistros e 6 mortos.
2024 (janeiro a abril) Sinistros: 379 Feridos: 442 Mortes: 15
Sinistros de trânsito - Thiago Lucas/ Design SJCC
Ranking das rodovias federais por sinistros e mortes em PE em 2023
1 - BR-101: 348 sinistros e 60 mortos
2 - BR-232: 318 sinistros e 77 mortos
3 - BR-423: 71 sinistros e 23 mortos
4 - BR-316: 66 sinistros e 33 mortos
5 - BR-104: 54 sinistros e 23 mortos
Trechos críticos por sinistros graves na BR-232 em 2023
1 - 0 a 10 km (Entre Recife e Jaboatão): 45 sinistros e 6 mortos
2 - 50 a 60 km(Entre Vitória e Pombos): 19 sinistros e 6 mortos
3 - 10 a 20 km(Jaboatão): 18 sinistros e 2 mortos
4 - 80 a 90 km(Gravatá): 14 sinistros e 5 mortos
5 - 410 a 420 km(Serra Talhada): 14 sinistros e 2 mortos
Fonte: PRF
ESTUDO DA CNT CONSTATOU O PERIGO DA BR-232
BR-232 lidera em fatalidades, o que evidencia a baixa segurança viária da rodovia. Os sinistros da estrada que liga a capital pernambucana ao Sertão do Estado são mais violentos e, por isso, resultam em mais mortos e feridos - Guga Matos/JC Imagem
O JC constatou que, pelo menos por enquanto, o governo de Pernambuco conseguiu rearrumar a BR e deixá-la menos perigosa, embora ainda existam trechos com pavimento esburacado e vegetação alta - Guga Matos/JC Imagem
A rodovia foi a que registrou mais mortes, com 76 ocorrências entre novembro de 2022 e outubro de 2023. Esse número representou 26,3% do total de registros de vítimas dos sinistros de trânsito.
Em um ano, Pernambuco registrou 2.904 colisões nas rodovias federais que cortam o Estado. Os sinistros de trânsito provocaram 289 óbitos - ou seja, dez mortes a cada 100 sinistros - e 3.360 pessoas feridas.
BR-101 É A RODOVIA QUE MAIS TEVE COLISÕES
Quando o recorte é feito sobre os sinistros de trânsito em geral, a rodovia que se destaca é a BR-101, respondendo por 1.103 registros - o que corresponde a 38% do total de sinistros no Estado.
A colisão é o tipo de sinistro de trânsito mais comum, com um total de 1.851 registros, o equivalente a 63,7% do total. A principal causa dos sinistros de trânsito é a reação tardia ou ineficiente do condutor, o que provocou um total de 336 sinistros (11,6% do total).
Entre as principais causas das mortes, a que lidera é transitar na contramão, com um total de 57 ocorrências (19,7% do total).
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há mais de 20 anos. Com 30 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012