Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
Opinião

Não precisa ser cientista para entender que há um equívoco da subprocuradora Lindôra Araújo sobre uso da máscara

Quem anda para cima e para baixo sem máscara, mesmo já tendo sido vacinado, está contribuindo com a propagação da doença que já matou mais de 570 mil brasileiros

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 18/08/2021 às 6:51 | Atualizado em 18/08/2021 às 7:31
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com máscara no queixo - CAROLINA ANTUNES/PR

Reúna um cientista e pergunte a ele sobre a eficácia da máscara no enfrentamento da propagação de qualquer vírus. Certamente, esse estudioso profissional vai dizer que todas as análises apontam que a máscara é eficaz para conter a disseminação de vírus, incluindo o da covid-19.

 

O cientista pernambucano Jarbas Barbosa, vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) disse, recentemente, que “O mundo precisa, para que consiga superar a pandemia, vacinar mais, principalmente nos países em desenvolvimento, e manter as medidas de proteção. A orientação não é 'vacinei, posso deixar de usar máscara'. Se vacinou, ótimo, mas, enquanto houver uma transmissão forte na cidade em que você vive, continue usando máscara. A vacina, e não só as da covid-19, não protege 100% das pessoas”, disse o cientista da Opas.

Estas são palavras da ciência a serviço do uso de equipamentos que ajudem a impedir a propagação da doença. Já a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, encaminhou parecer ao Supremo Tribunal Federal para livrar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de uma investigação de notícias-crime por não usar máscara e promover aglomerações.

“Essa conduta [de não usar máscara] não se reveste da gravidade própria de um crime, por não ser possível afirmar que, por si só, deixe realmente de impedir introdução ou propagação da Covid-19”, disse a subprocuradora.

Você não precisa ser cientista como é o professor Jarbas Barbosa para entender que há um equívoco intencional ou não de subprocurador. O certo é que quem anda para cima e para baixo sem máscara, mesmo já tendo sido vacinado, está contribuindo com a propagação da doença que já matou mais de 570 mil brasileiros.

Fique do lado da ciência. De quem entende do assunto. Use máscara!

Pense nisso!

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS