Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
romoaldo de souza

Ciro Gomes tem dado de ombros para as investidas do PT para convencê-lo de desistir da disputa presidencial

A expectativa dos petistas é de migrar os votos do ex-governador do Ceará e com isso, turbinar a dianteira que Lula (PT) mantém de Jair Bolsonaro (PL) e liquidar a fatura ainda no primeiro turno

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 18/05/2022 às 7:34
AGENDA Ciro Gomes terá encontros com militantes, visitará o Porto Digital e o Alto do Brasil - RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO

O PT vai para o tudo ou nada na tentativa de convencer Ciro Gomes (PDT) a desistir da disputa presidencial. Até aqui, Ciro tem dado de ombros para as investidas dos interlocutores do Partido dos Trabalhadores. A expectativa dos petistas é de migrar os votos do ex-governador do Ceará e com isso, turbinar a dianteira que Lula (PT) mantém de Jair Bolsonaro (PL) e liquidar a fatura ainda no primeiro turno.

Ocorre que na calculadora de Ciro Gomes - que é bom de números [embora nem sempre confiáveis] - consta cerca de 10% dos votos dados a Lula que poderiam migrar para o candidato do PDT, porque são de eleitores que não aceitariam votar em Bolsonaro.

Da mesma forma, no raciocínio do pedetista, perto de 12% de quem diz que vai votar no atual presidente só o faz para não votar em Lula. Nessa matemática, Ciro acredita que seria a alternativa de terceira via e por isso não abre espaço na agenda para o que ele chamou de “investida sem sucesso”.

Até aqui, a única garantia que os aliados de Lula têm recebido é de que, num eventual segundo turno, Ciro Gomes e Lula estarão lado ao lado. Quatro anos atrás, ele abandonou Fernando Haddad (PT) e foi passear em Paris, enquanto o petista era derrotado por Bolsonaro.

Pense nisso!

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS