Porque jogar Concrete Genie? Essa é a pergunta que vou tentar responder aqui pra vocês. O game produzido pela PixelOpus traz uma proposta educativa apaixonante. Então, deixa o controle um pouco de lado e presta atenção nessa análise.
Antes de tudo, é preciso contextualizar a história de uma forma bem rápida e direta do jogo. Denska é uma cidade que vive no escuro. E até certo modo, triste. Só que no passado o lugar era mais feliz, tinha vida, várias atrações e era visitado por turistas.
Por conta disso, o protagonista do jogo Ash mantém acessa a esperança de trazer o brilho e a alegria da cidade. Mesmo sendo escanteado por outros garotos da comunidade, ele vai em busca de resgatar o colorido da cidade quando encontra um pincel mágico. Literalmente, Ash vai pintar tudo!
- Consoles da nova geração: gamers falam da experiência de jogar PS5 e Xbox Series X
- "Dia do Goku": uma análise especial do Dragon Ball Z Kakarot
- Primeiro game lançado para nova geração dos consoles tem DNA pernambucano
- Videogame aproxima família e faz brasileiros jogarem mais no isolamento social
- Jogo Dolmen, que chega em 2022, tem roteiro escrito por pernambucano
O cineasta Erickson Marinho buscou inspiração no game para produzir o filme "Os Guerreiros da Rua". O curta metragem de 41 minutos, mostra a história de crianças de uma periferia que usam a imaginação para viver uma infância de maneira intensa e divertida. "Concrete Genie traz um menino que faz os próprios desenhos ganharem vida. No meu filme não é diferente. Procurei misturar atores reais com a animação criada por eles, construindo assim uma relação afetiva da mesma forma como acontece no jogo", diz.
Logo abaixo a gente detalha alguns pontos importantes do game e de que forma ele ajuda a despertar o interesse de desenhar e também de criar na garotada. Vamos nessa viajar no universo da produção da PixelOpus?
USAR A CRIATIVIDADE
O herói de Concrete Genie adora desenhar. E essa é a proposta desse game de aventura em terceira pessoa. As paredes vão poder ser pintadas com padrões de cores e artes pré-estabelecidas. Mas claro, você é que vai escolher cada item usando o sensor de movimento do DualShock ou os analógicos.
ARTES GANHAM VIDA
Além das figuras, Ash pode dar vida a três tipos de monstrinhos que controlam o fogo, eletricidade ou vento. Essas qualidades vão ajudar o garoto nos desafios durante a história. Seja pra emburrar um caixa grande, criar caminho e ligar a eletricidade.
DESENHAR E LUTAR
Se engana quem pensa que no jogo só vai desenhar o tempo inteiro. Quando você estiver cansado da repetição, a chave vira quando Ash perder o controle de alguns monstrinhos. Assim, o Concrete Genie vai introduzir uma mecânica de combate bem legal. Tudo por cauda da mudança na história. Se prepare para enfrentar alguns chefões com o pincel ganhando poderes diferentes durante as missões.
O título da Sony tem um visual lindo, consegue emocionar e ótimo para a criançada. Se os pais puderam jogar com os filhos se torna mais agradável ainda. Serve até para ter um diálogo legal com os pequenos. Um bom papo sobre o que é certo e o que é errado, avaliando os comportamentos dos personagens.
Bruno Antônio é escritor de livro infantil e também roteirista é um admirador do jogo intimista. O autor de Além de Lenda e Pedrinho e a Chuteira da Sorte acredita que Concrete Genie estimula e muito a criatividade da garotada. "Quando eu era criança assistia Pokémon, Digimon e Monster Ranger. Isso criava uma empolgação natural em conhecer um novo monstrinho a cada episódio. Em Concrete Genie o sentimento é parecido e faz a gente resgatar boas lembranças. De quando assistíamos clássicos de aventura na TV, de como rabiscávamos despretensiosamente no caderno da escola e principalmente, de como a nossa imaginação pode ser fértil".
Em uma época em que os jogos de RPG, Battle Royale e Shooter são os mais aclamados pelo grande público, Concrete Genie chega com uma proposta especial e pra lá de divertida. O "neguinho aqui" garante!
SPOLIER DA FASE FINAL DE CONCRETE GENIE
Concluímos a fase final do jogo Concrete Genie e colocamos um "detonado" no video abaixo. Para enfrentar o último chefe, o Ash com o pincel mágico se une aos meninos “malvados” depois de lavá-los. Assim, todos juntos saem com a missão de devolver o colorido a cidade Denska, além de libertar a Luna.