Finalmente, os cursos de formação para soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco estão mais próximos. Na noite desta terça-feira (25), a Secretaria de Defesa Social (SDS) confirmou que as matrículas começam a partir do dia 02 de junho, ou seja, daqui a poucos dias
Segundo a SDS, a organizadora dos certames, a IAUPE, irá publicar nesta quarta-feira o edital de convocação de 750 praças e mais 60 oficiais da Polícia Militar. Também irá convocar 100 praças e mais 20 oficiais para o Corpo de Bombeiros. As informações serão divulgadas no site da IAUPE.
Por decreto, o governo estadual autorizou, em qualquer horário, a realização dos cursos presenciais para formação dos policiais. A previsão é de que até dezembro a turma de praças da PM esteja se formando, já que a previsão é de seis meses para a formação. Para os praças do Corpo de Bombeiros, o tempo de duração médio é de sete meses.
No último dia 14, após vários adiamentos e promessas não cumpridas, o governador Paulo Câmara homologou o ato que autoriza o início dos cursos de formação dos aprovados nos concursos para a segurança pública de Pernambuco. Os 1.085 convocados irão reforçar os quadros da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica e do Corpo de Bombeiros.
Ainda serão convocados, por outra banca organizadora, 60 concursados para os cargos de delegado da Polícia Civil e 95 para compor a Polícia Científica.
Para tornar possível a realização dos cursos no contexto da pandemia do novo coronavírus, as academias estão sendo preparadas dentro dos protocolos sanitários de distanciamento social, conforme informado pelo governo. Além disso, as turmas serão menores e haverá higienização constante dos ambientes.