Uma reunião, nesta sexta-feira (26), discutiu medidas de segurança para os motoristas de aplicativos, que prestam serviços para empresas como Uber e 99. Uma das ações sugeridas pela Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco (Amape) foi a abordagem policial aos passageiros.
“O objetivo é diminuir o número de crimes contra motoristas de aplicativos e entregadores", pontuou o presidente da Amape, Thiago Silva, que abordou o assunto com o secretário-executivo de Defesa Social, Rinaldo Souza, além de outros representantes das forças policiais.
Thiago afirmou que a reunião foi para apresentar um projeto que possa se tornar uma política pública na área de segurança, para motoristas de aplicativos e entregadores.
Denominada “Operação APP Seguro”, a ação tem foco na abordagem policial também nos passageiros, como tentativa de coibir os assaltos a motoristas de aplicativos e o tráfico de drogas.
"A operação APP seguro tem como foco a revista e verificação de documentos dos passageiros, em blitz da Operação Lei Seca, BPTran, BPrv, Polícia Militar e das Guardas Municipais”, disse Silva.
ADESIVO
Para identificação dos veículos de aplicativos por parte dos agentes de trânsito, foi sugerido a criação de um adesivo removível identificador, que será opcional e deverá ser fixado no para-brisa dianteiro dos veículos.
O próximo passo da ação será a realização de uma pesquisa, entre motoristas e entregadores, para coletar dados sobre de que forma poderá se dar a operacionalização e implementação das medidas visando a segurança.