Notícias sobre segurança pública em Pernambuco, por Raphael Guerra

Segurança

Por Raphael Guerra e equipe
VIOLÊNCIA

MAIO LARANJA: Por dia, pelo menos 2 crianças são vítimas de abuso sexual em Pernambuco

Casos de abusos sexuais contra menores de 18 anos cresceram 14,8% em Pernambuco no ano passado, segundo a SDS

Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 18/05/2022 às 7:00 | Atualizado em 18/05/2022 às 9:43
Pais ou responsáveis devem observar sinais das crianças que podem indicar o abuso sexual - ACERVO JC

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual infanto-juvenil, nesta quarta-feira (18), não há nada a comemorar. Estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS) revelam que pelo menos duas crianças são vítimas de estupro, todos os dias, em Pernambuco.

A polícia contabilizou 845 casos de meninas e meninos com até 11 anos de idade vítimas desse tipo de violência em 2021. Além disso, 971 adolescentes (entre 12 e 17 anos) também foram abusados. Somados, são 1.816 casos. O número é 14,8% maior do que no ano de 2020, quando houve 1.581 registros.

Importante destacar que, assim como ocorrem nos casos de violência contra a mulher, os abusos sexuais envolvendo crianças e adolescentes também são subnotificados. Muitas vezes as vítimas não relatam aos pais ou responsáveis. Há ainda os casos em que os abusadores fazem parte da família e acabam não sendo denunciados à polícia.

"Vários estudos já mostraram que a maioria dos abusos sexuais ocorrem dentro de casa. E esse assunto é sempre um tabu, principalmente quando o agressor é da família", pontua a psicóloga Hyldiane Lima, que integra a Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco.

Ela destaca que o registro de menos vítimas em 2020 é sinal de que a subnotificação dos casos foi alta e tem relação com a pandemia da covid-19, já que os possíveis abusadores estavam em isolamento social junto às vítimas. "Muitas crianças pedem auxílio nas escolas, ao professor, ao gestor. Mas, com as aulas remotas, isso não foi possível."

A maioria das vítimas de abuso sexual infanto-juvenil são do sexo feminino. Representa 86,8% dos 1.816 casos contabilizados, no ano passado, pela polícia.

SINAIS

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - THIAGO LUCAS/ ARTES JC

Hyldiane Lima reforça que os pais ou responsáveis precisam ficar bem atentos em relação às mudanças de comportamento e também físicas nas crianças.

"Na primeira infância, a vítima pode apresentar sinais de regressão. Começa a se isolar, fazer xixi na roupa. Não quer se aproximar dos adultos ou de determinados adultos. É preciso observar também se há mancha no corpo da criança ou irritação na genitália. Também há casos em que a vítima desenvolve agressividade, insônia, falta de apetite", explica a psicóloga.

"Os pais precisam desde cedo abrir o diálogo com os filhos. Conversar sobre o tema para que eles se abram caso sofram algum tipo de violência sexual. A prevenção também é o caminho. Desde cedo é preciso falar com a criança sobre o corpo, denominar cada parte para que ela entenda os locais que nenhum adulto pode pegar. O quanto antes essa criança tiver autonomia, melhor. A criança precisa aprender a se defender, inclusive a denunciar se um adulto tocar em alguma parte do corpo dela e pedir segredo", completa Hyldiane Lima.

MOBILIZAÇÃO

Com o tema "Pernambuco pelo fim da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. Onde estão as vítimas? Cadê nosso Plano de Enfrentamento?", a Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco realizará, nesta quarta-feira, a partir das 15h, um ato público no Marco Zero, Bairro do Recife. Haverá a participação de grupos de dança e oficina de afoxé.

A mobilização tem por objetivo denunciar a invisibilidade dos casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no Estado e sensibilizar o poder público e a sociedade sobre a importância dos planos decenais, estadual e municipais, a fim de estabelecer um conjunto de ações articuladas que permitam intervenções técnicas, política e financeira para o enfrentamento da desse tipo de violência.

A mobilização na área central do Recife ocorre todos os anos. Porém, por causa da pandemia da covid-19, não foi possível sair às ruas em 2020 e no ano passado. Agora, com os números da doença em queda, o ato público poderá voltar ao Marco Zero.

PRISÃO

Delegada Vilaneida Aguiar, da Polícia Civil de Pernambuco - TV Jornal

A polícia deu detalhes, nessa terça-feira (17), da prisão de um motorista em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O homem de 34 anos, cujo nome está sendo preservado, foi preso na quinta-feira, por estupro de vulnerável contra crianças transportadas no veículo dirigido por ele.

De acordo com a delegada Vilaneida Aguiar, os pais não haviam conseguido transporte no bairro e contrataram o motorista, que fazia o percurso de crianças às escolas. Eles descobriram o crime sexual após a mudança de comportamento da criança de 9 anos. O transporte não era regulamentado.

"Na volta para casa, ele (suspeito) atrasou com a criança. Chegou aparentemente normal, mas (a família) notou a criança muito irritada. Quando foi tarde da noite, ela começou a chorar e pediu para dormir no quarto dos pais, o que não acontecia. E quando foi dormir, ela começou a chorar muito e contou o que aconteceu", disse a delegada.

A investigação apontou que o crime teria ocorrido dentro do próprio veículo. "O motorista foi ao banco de trás, colocou um fone de ouvido para a criança ouvir um vídeo de sexo. E nisso ele começou a ter atos libidinosos", comentou Vilaneida. Ele já havia sido preso, no ano passado, por crime semelhante.

"Estamos investigando para ver se tinha outras vítimas. O foco dele tem sido crianças do sexo feminino, mas não excluímos algum aluno de sexo masculino. Estamos chamando todos, na escuta especializada", pontuou.

 

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS