O documentário "Escola Base – Um repórter enfrenta o passado", dirigido por Eliane Scardovelli e Caio Cavechini e disponível no Globoplay, despertou curiosidade em torno do caso policial ocorrido nos anos 1990.
Na época, uma denúncia de assédio a crianças de quatro anos dentro da própria escola. A comoção popular provocada pela cobertura na imprensa fez a vida dos denunciados virar do avesso antes mesmo de o inquérito policial ser encerrado.
- Rayssa Dias representa o brega-funk no Afropunk e em documentário do Kondzilla
- MY MIND AND ME: Em documentário, Selena Gomez fala sobre saúde mental em meio ao tratamento contra Lúpus e transplante de rim
- Apple TV+ promove documentário de Selena Gomez com assinatura gratuita do streaming; entenda
- Onde assistir o documentário 'Ronaldo, o fenômeno'?
Apesar das acusações dos pais dos alunos e do primeiro delegado responsável pela investigação, o aprofundamento da apuração mostrou que os denunciados eram inocentes e o caso virou um escândalo nacional.
ESCOLA BASE: O que foi o caso da Escola Base?
O Caso Escola Base começou em março de 1994, em São Paulo (SP). Os donos de uma escola infantil, bem como o motorista do transporte escolar e um casal de pais de um aluno, foram acusados por duas mães de abuso sexual.
A queixa foi prestada contra a Escola de Educação Infantil Base na 6ª Delegacia de Polícia, na Zona Sul de São Paulo. Ao comparecer à delegacia para obter mais detalhes da acusação, os donos da escola já começaram a sentir o abuso das autoridades.
Sem maiores provas, porém, com a cobertura da imprensa junto à conduta precipitada da polícia, o conhecido Caso Escola Base recebeu grande repercussão.
Apesar de nenhuma prova do abuso ter ocorrido, a denúncia e a sua repercussão fizeram a credibilidade da escola ruir.
Somente em junho do mesmo ano, o delegado Gérson de Carvalho inocentou os acusados envolvidos e o inquérito policial foi arquivado.
No entanto, a imprensa já havia culpabilizado todos eles, embora tenha iniciado a sua série de retratações – nunca na mesma potência – focando nas verdadeiras vítimas.
ESCOLA BASE: O que aconteceu com os acusados?
O então governador Mário Covas assinou uma indenização que o Estado de São Paulo deveria pagar aos seis acusados, no valor de R$ 457 mil.
A Rede Globo deveria pagar cerca de R$ 1,35 milhão aos donos e o motorista da Escola Base, porém entrou com recurso.
O caso tornou-se referência obrigatória nas discussões em cursos de Direito e Jornalismo. O jornalista Alex Ribeiro escreveu sobre no livro “Caso Escola Base: Os abusos da imprensa”, lançado em 2003.