Como forma de prevenção e contenção da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, iniciou nesta terça-feira (12) a instalação de túneis de desinfecção na cidade. O Mercado das Mangueiras, localizado no bairro de Prazeres, foi a primeira localidade a receber o equipamento de higienização.
>>Quarentena rigorosa em Pernambuco: um remédio amargo, forte e necessário
>>Pernambuco amplia testes para coronavírus com participação do Imip
>>Coronavírus: Petrolina torna obrigatório uso de máscaras em estabelecimentos comerciais
>>Pernambuco endurece isolamento contra coronavírus em cinco municípios; veja locais e novas regras
A desinfecção é realizada nas pessoas a partir do momento em que entram no túnel e recebem pulverizadas de hipoclorito de sódio, solução usada como como agente alvejante. Para a higienização ter eficiência é necessário que a pessoa atrevesse em um intervalo de 15 segundos.
Este método, que já é utilizado em outros países - e até mesmo no Brasil - vem sendo intensificado na sanitização de ambientes neste período de pandemia. De acordo com o Prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, o uso do equipamento é mais uma forma de conter o avanço da Covid-19. “Esse túnel de desinfecção é mais uma alternativa que estamos utilizando para enfrentar o novo coronavírus. Essa é uma preocupação constante da nossa gestão, em todas as ações que estamos realizando, a exemplo da distribuição de máscaras e conscientização sobre a importância do isolamento social. Nesse momento de pandemia, o poder público e a sociedade devem unir forças para salvar vidas”, disse Anderson Ferreira.
A Prefeitura de Jaboatão revelou também que os próximos equipamentos serão instalados em outros mercados públicos da cidade, no hospital de campanha, no Complexo Administrativo e no Palácio da Batalha, por se tratarem de locais com grande circulação de pessoas.
Veja as fotos:
>>Nutricionistas apresentam cartilha para melhorar a imunidade com alimentação
>>Nutricionista explica como reduzir os excessos da alimentação durante o isolamento
>>Receitas de sucos funcionais para aumentar consumo de frutas e vegetais na quarentena
>>Coronavírus: nutricionista destaca alimentos que são fontes de Vitamina D
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.