O Ministério da Saúde incentiva que os brasileiros doem sangue nos hemocentros antes de serem vacinados contra a covid-19. O apelo surge pelo impedimento temporário para que aqueles que receberam certos tipos de vacinas compareçam aos locais de doação. O tempo de inaptidão existe porque o micro-organismo da imunização, ainda que na forma atenuada, ainda circula por um período determinado no sangue do doador. Em caso de pacientes imunossuprimidos, há um risco de o receptor desenvolver a doença para a qual o doador foi vacinado.
- Começa vacinação contra a covid-19 em profissionais da atenção básica à saúde no Recife
- Covid-19: capacidade de reinfecção por nova variante traz preocupação sobre maior disseminação do coronavírus
- Mais de 118 mil pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 em Pernambuco
- Covid-19: três pacientes transferidos do Amazonas recebem alta de hospital de referência em Boa Viagem, no Recife
O coordenador de sangue e hemoderivados do Ministério da Saúde, Roberto Firmino, explica a necessidade deste intervalo. "O modo de fabricação das vacinas pode levar riscos a um paciente que receba o sangue, tendo em visto que seu sistema imunológico já se encontra debilitado pela própria condição de saúde. Ao receber uma vacina, o organismo imediatamente desenvolve reações necessárias para que o imunizante tenha efeito, e essas reações podem levar a resultados imprecisos dos exames sorológicos ou tornar irreconhecível efeitos adversos da vacina ou alterações pós-doação."
A norma no Brasil determina dois períodos diferentes conforme o tipo de vacina aplicada:
- Após vacinas de vírus ou bactérias inativados, toxoides ou recombinantes: 48 horas
- Após vacinas de vírus ou bactérias vivos e atenuados: 4 semanas
O imunizante produzido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, funciona com vírus inativado, de modo que se encaixa no período de 48 horas. Já o tempo de inaptidão para as pessoas que receberem o imunizante da AstraZeneca/Oxford, produzido no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é de quatro semanas, por se tratar de uma vacina de vetores virais.
"A população precisa estar ciente sobre os períodos de restrição para doação de sangue após receber a vacina. Por isso, enfatizamos a importância de os doadores fazerem suas doações antes de receberem a vacina. A doação de sangue é segura e não contraindica a vacinação, podendo inclusive receber a vacina logo em seguida à doação", afirma Rodolfo Firmino.
Hemope
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) convoca a população para doar sangue, em função dos registros de redução acentuada no número de doadores, que pode ser justificada pelo período de férias e pela pandemia do novo coronavírus, e aumento das demandas transfusionais. A mobilização dos doadores frequentes e dos novos tem como objetivo aumentar a oferta de hemocomponentes nos estoques da fundação, que atende as unidades de saúde de todo o Estado de Pernambuco.
O atual estoque do Hemope é considerado crítico para todos os tipos sanguíneos. O Hemope solicita que os doadores compareçam a uma das suas unidades para ajudar a salvar vidas, doando sangue.
Onde doar
No Recife, os candidatos podem comparecer ao Hemope Recife de segunda a sábado, no horário das 7h15 às 18h30, independentemente dos feriados. Se o doador preferir, pode agendar a sua doação através do 0800 0811535 (de segunda à sexta), em horário comercial. A sede Recife fica localizada na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife.
No interior de Pernambuco
Há várias sedes do Hemope pelo interior do estado, segue abaixo a lista com os endereços, horários de funcionamento:
Hemope Caruaru localizado na Av. Oswaldo Cruz, S/N - Maurício de Nassau, funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e 13h30 às 17h
Hemope Petrolina localizado na R. Pacífico da Luz, s/n - Centro, Petrolina – PE, funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30
Hemope Garanhuns localizado na Av. Gonçalves Maia – Heliópolis, funciona na terça, quarta e quinta-feira, das 13h30 às 17h30
Hemope Salgueiro localizado na R. Joaquim Gondim, 65, funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h
Hemope Serra Talhada localizado na R. Joaquim Godoy, 382 - Nossa Sra. da Penha, funciona de segunda a quinta, das 7h às 9h
Hemope Ouricuri localizado na R. Ulisses Guimarães – Centro, funciona na segunda, terça, quinta e sexta, das 8h às 10h
Hemope Arcoverde localizado na Av. Joaquim Nabuco, 418 – Centro, funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30
Requisitos para doar sangue
Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos - neste último caso, a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos. Deve-se pesar, no mínimo, mais de 50 quilos, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), alimentado e apresentar documento original, com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais e ambos devem estar munidos de documento com foto.