Pernambuco iniciou, nesta quarta-feira (10), a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 em trabalhadores de saúde da rede estadual. No Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, Centro do Recife, a primeira unidade a imunizar seus profissionais no Estado, entre os que compareceram para finalizar o esquema vacinal estava a técnica de enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos, a primeira pernambucana vacinada contra a doença em Pernambuco, em 18 de janeiro.
>> Guia da vacinação contra a covid-19: tire as suas dúvidas
Funcionária do serviço há 30 anos, Perpétua esteve na linha de frente contra a Covid-19 desde o começo da pandemia e sentiu-se aliviada ao completar o esquema vacinal. "É uma sensação de alívio. Eu estava na expectativa para a segunda dose e, agora, estou 100% imunizada. Mas isso não quer dizer que a gente não deva continuar adotando todos os cuidados. Precisamos continuar usando máscaras, com a higiene correta e sem fazer aglomeração", disse.
- Samu Recife volta a ter alta de envio de ambulâncias para casos suspeitos de covid-19
- Brasil já aplicou mais de 4 milhões de doses de vacina contra a covid-19
- Para 57% dos brasileiros, vacina contra covid-19 deve ser obrigatória, diz pesquisa DataSenado
- Covid: OMS recomenda uso da vacina de Oxford mesmo em países com novas variantes
- Covid-19: Anvisa pede a Bolsonaro que vete artigo da MP das vacinas
- Com covid-19 em alta em Pernambuco, secretário adverte para possibilidade de aceleração da pandemia nos próximos dias
Quem estava responsável pela imunização no Huoc foi a técnica de enfermagem do serviço Maria Lopes, 54, profissional que aplicou a primeira dose da Sinovac/Butantan em Perpétua no mês passado. "A vacinação contra a covid-19 era um momento muito esperado, principalmente para nós, que trabalhamos na área da saúde. Agora, iniciando a segunda e última etapa da imunização, parece que um peso enorme saiu das nossas costas", pontuou.
A fonoaudióloga Danielle Oliveira, 43 anos, foi uma das primeiras a chegar, no turno da tarde, para receber sua segunda dose. "Agora estou tranquila. Só quero que a vacinação seja ampliada logo para toda a população. Se Deus quiser, no próximo ano, a gente volta a brincar Carnaval", contou a funcionária que atua na UTI pediátrica do Huoc.
A vacina da Sinovac/Butantan tem sido utilizada em todos os grupos prioritários do momento, exceto os idosos a partir dos 85 anos, que estão utilizando o imunizante da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, que indica a segunda dose apenas três meses após a primeira. Recomendação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 para aplicar a segunda dose da vacina Sinovac/Butantan entre o 21º e 28º após a primeira aplicação.