O Estado de Pernambuco ultrapassou, nesta sexta-feira (9), o quantitativo de um milhão de pernambucanos que receberam pelo menos a primeira dose de imunizante contra a covid-19. O anúncio foi feito, em pronunciamento, pelo governador Paulo Câmara. Ele aproveitou para destacar a importância da continuidade da imunização para garantir o controle da pandemia. "Ainda temos um longo caminho pela frente, mas os reflexos da imunização nos idosos e trabalhadores da saúde já podem ser sentidos na diminuição dos índices de internação desses dois grupo."
- Mesmo abaixo da média nacional, letalidade por covid-19 sobe para 2,4% em Pernambuco
- Vacina contra gripe: Pernambuco recebe 338.400 doses para iniciar campanha nesta segunda-feira
- Covid-19: Pernambuco ultrapassa marca de 50% dos profissionais de saúde com esquema vacinal completo
- Recife inicia vacinação contra a covid-19 de idosos a partir de 62 anos
- Pernambuco confirma mais 1.992 casos da covid-19 e 63 óbitos
Na última quinta-feira (8), Pernambuco recebeu um novo lote com mais de 187 mil doses de vacinas, sendo 102 mil doses da Astrazeneca/Oxford e 85.400 da Coronavac/Butantan. No início da tarde desta sexta, todas as Gerências Regionais de Saúde (Geres) já haviam recebido esse novo lote. A operação de logística, que durou nove horas, teve início às 5h e terminou por volta das 14h. Nesta 12ª distribuição, foram utilizados os modais de transporte aéreo (para Serra Talhada, no Sertão do Estado) e terrestre, o que permitiu que todas as Geres tenham disponíveis os imunizantes no mesmo dia.
“Vamos continuar avançando na imunização dos idosos, dos trabalhadores da saúde e dos profissionais de segurança pública, como previsto no Plano Nacional de Imunização”, afirmou Paulo Câmara. Segundo ele, foi registrada uma desaceleração da pandemia no Estado, mas mesmo assim os patamares de contaminação seguem elevados. “É fundamental que todos continuem apostando na prevenção para evitar a disseminação do vírus", frisou o governador.