Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
IMUNIZAÇÃO

Confira os locais de vacinação contra a gripe no Recife

Segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) começa nesta terça-feira (11) em todo país. No Recife, imunização ocorre em 153 unidades da Secretaria de Saúde

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 10/05/2021 às 14:01
Até agora, cerca de 30% dos grupos prioritários tomaram a vacina. A meta é imunizar pelo menos 90% dessa população - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) começa nesta terça-feira (11) em todo país. Agora, também podem receber o imunizante os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da rede básica da Educação. No Recife, é esperado que mais de 200 mil pessoas sejam alvos nesta etapa. Segundo a prefeitura da cidade, a vacina é oferecida em 153 unidades da Secretaria de Saúde, de segunda a sexta, entre 8h e 17h, e também em três pontos volantes da cidade: Parque Dona Lindu (Boa Viagem), Sítio Trindade (Casa Amarela) e no Pátio do Carmo (bairro de Santo Antônio).

No Dona Lindu e no Sítio Trindade, a vacinação ocorre de domingo a domingo. Já o ponto montado no Pátio do Carmo funcionará de segunda a sábado, já que no domingo este ponto é deslocado para o Marco Zero (Bairro do Recife). Todos os locais têm o mesmo horário de funcionamento. Confira a lista completa:

Jornal do Commercio
 

Composta por vírus inativado, a vacina protege contra os três tipos de vírus que mais circulam no hemisfério sul: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

Recomendações

É importante destacar que, mesmo com o início desta nova fase, as pessoas incluídas no grupo anterior podem continuar recebendo a vacina contra a gripe da mesma forma. Por recomendação do Ministério da Saúde, a vacina contra a covid-19 deve ser priorizada e, por isso, é indicado que as pessoas dos grupos elegíveis concluam o esquema vacinal antes de receber a vacina contra influenza. Além disso, deve ser respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra covid-19 e gripe.

A vacina contra a gripe não tem eficácia contra o novo coronavírus, mas a gestão municipal explica que a imunização vai ajudar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para covid-19, já que alguns dos sintomas podem ser parecidos com os da gripe. "O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelos vírus Influenza, e também desafogar os serviços de pronto atendimento", disse a prefeitura.

“A vacinação contra a gripe é tão importante quanto a de covid-19. Então, quem estiver apto a tomar este imunizante deve procurar um dos pontos da Prefeitura para se vacinar. A gripe também é uma doença que pode levar a morte e a vacina tem o objetivo de evitar formas graves dessa doença, além disso, pode facilitar o diagnóstico nos serviços de saúde”, reforça a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Recife, Elizabeth Azoubel.

Cobertura

De acordo com o Programa de Imunização do Recife, mais de 510 mil pessoas fazem parte do público-alvo da campanha na capital pernambucana. Até agora, cerca de 30% dos grupos prioritários tomaram a vacina. A meta é imunizar pelo menos 90% dessa população.

Documentos

Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

Medidas para evitar infecções respiratórias como gripe e covid-19:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS