Neste sábado (28), segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco teve o registro de mais 435 casos de covid-19. Entre os confirmados, 38 (9%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 397 (91%) são leves. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, o Estado soma 606.439 pessoas infectadas pela doença, sendo 53.220 com casos graves e 553.219 leves.
- Em Pernambuco, 90% dos casos graves da covid-19 de julho não tinham tomado as duas doses da vacina, diz Longo
- Pernambuco confirma mais 662 casos da covid-19 e alcança, pelo segundo dia seguido, menor média móvel desde novembro
- Pernambuco tem menor média móvel de casos da covid-19 desde novembro de 2020 pelo 3º dia seguido
A secretaria informa ainda que anotou 14 mortes provocadas pelo coronavírus, entre os dias 16 de dezembro e a última sexta-feira (27). Com isso, o Estado totaliza 19.359 óbitos pela covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados pelo governo estadual até o fim do dia.
VARIANTE DELTA
Oito novos casos da variante delta foram confirmados em Pernambuco nesta sexta-feira (27). Os casos são de moradores de cidades do Grande Recife e do Sertão do Estado. Antes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) já havia divulgado a confirmação de dois casos de pacientes de Abreu e Lima e Olinda, que adoeceram em julho. O sequenciamento genético de amostras foi feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE).
Das 148 amostras sequenciadas, 8 (5,4%) apresentaram a variante Delta. Os pacientes infectados são do Recife (5), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Exu (1). As coletas dos materiais biológicos desse público ocorreram entre os dias 31 de julho e 5 de agosto. Entre os oito novos casos da variante Delta, três foram em pessoas do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idades entre 16 e 56 anos. Com isso, totalizam 10 casos de Delta em Pernambuco.
>> Variante delta da covid-19 preocupa especialistas por causa do ritmo de vacinação no Brasil
>> No Brasil, 16 Estados e Distrito Federal já notificaram casos da variante delta
De acordo com a SES, entre as outras amostras sequenciadas, 132 (89,1%) eram da linhagem Gama (P.1). As demais foram classificadas como "linhagens de menor preocupação".
Com a circulação comunitária da cepa no Estado, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo reforça a necessidade da população completar o esquema vacinal e não relaxar as medidas de proteção.
“Na análise dos dois primeiros casos, a vigilância em saúde não identificou vínculo epidemiológico dos pacientes com casos confirmados para a Delta ou viagem para áreas de circulação do vírus, o que mostrava que já há circulação comunitária da Delta em Pernambuco. Agora, os municípios de ocorrência desses novos casos, com o apoio do Estado, também farão um trabalho de vigilância com essas pessoas, para averiguar se há vínculo epidemiológico com os casos confirmados anteriormente, se há adoecimentos secundários e a necessidade de testagem de contatos. Esse achado da Fiocruz PE é importante para sabermos a circulação das variantes em nosso território, mas reforço que, independente do tipo, não podemos relaxar nas medidas sanitárias e precisamos continuar avançando na vacinação, ofertando mais primeiras doses e concluindo os esquemas vacinais com a segunda dose”, afirmou o secretário de Saúde do Estado, André Longo.