Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Vacinação: 60 milhões de brasileiros estão 100% imunizados contra a covid-19, diz Ministério da Saúde

Número considera a população que já concluiu o esquema vacinal tomando a segunda dose ou a dose única das vacinas contra a covid-19

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 30/08/2021 às 18:42 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:43
Desde o início da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 230,1 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 - MYKE SENA/MS

Nesta segunda-feira (30), o Brasil chegou a mais de 60 milhões de brasileiros completamente imunizados contra a covid-19. Isso representa 37,5% da população adulta. Ainda é uma taxa de cobertura abaixo do ideal para se controlar a transmissão do coronavírus. 

O número considera a população que já concluiu o esquema vacinal tomando a segunda dose ou a dose única das vacinas contra a covid-19. No momento, 129,5 milhões de brasileiros têm pelo menos uma dose da vacina, o que representa mais de 80% da população a partir de 18 anos. 

Desde o início da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 230,1 milhões de doses de vacinas. Neste domingo (29), o Governo Federal distribuiu mais 3 milhões de doses para reforçar, exclusivamente, a aplicação da dose dois em todos os Estados e Distrito Federal. Foram enviadas 2 milhões da Astrazeneca/Fiocruz e 1 milhão da Pfizer/Biontech.

Dose de reforço

Na última quarta-feira (25), o Ministério da Saúde anunciou que, em setembro, idosos a partir de 70 anos e pessoas imunossuprimidas receberão uma dose de reforço da vacina contra covid-19. A recomendação vale para todas as vacinas, e o reforço deve ser feito preferencialmente com a vacina da Pfizer/BioNTech.

A decisão foi discutida por especialistas na Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CTAI) e considerou o aumento da resposta imune do organismo depois da aplicação de uma nova dose, principalmente na população mais vulnerável aos sintomas mais graves da doença.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS