Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
COLUNA JC SAÚDE E BEM-ESTAR

Hospital da Mulher do Recife realiza mutirão para colocação de DIU sem necessidade de marcação

A unidade ampliou a oferta de serviços por livre demanda, ou seja, sem necessidade de marcação prévia. Além do mutirão para colocação de DIU, serão disponibilizados 360 exames de mamografia

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 30/09/2021 às 15:57 | Atualizado em 30/09/2021 às 15:59
O DIU de cobre, que será utilizado no mutirão, tem duração de 10 anos, mas pode ser retirado a qualquer momento, se a mulher desejar - REPRODUÇÃO/INTERNET

O Hospital da Mulher do Recife, no Curado, Zona Oeste do Recife, dá início, nesta sexta-feira (1º), às atividades do Outubro Rosa, mês dedicado ao movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Nas salas de espera do Hospital, profissionais da unidade realizarão palestras educativas sobre amamentação, direitos da mulher e nutrição, a fim de divulgar o cronograma da Campanha do Outubro Rosa na unidade, entre as pacientes e acompanhantes. 

Além disso, este ano o Hospital da Mulher do Recife ampliou a oferta de serviços por livre demanda, ou seja, sem necessidade de marcação prévia. Além do mutirão de mamografia, será disponibilizada também a inserção do DIU (dispositivo intrauterino). Ao todo, serão oferecidos 360 exames de mamografia e 120 implantes de DIU: 60 por livre demanda e outros 60 de mulheres reguladas pelo município.

Os exames serão realizados ao longo do mês, de acordo com um cronograma preestabelecido. O primeiro dia para realização tanto da mamografia como para implantação do DIU será na próxima segunda-feira (4), pela manhã, quando as mulheres devem procurar o hospital. Para todos os serviços, a paciente precisa ter o cartão SUS do Recife. Como o atendimento é por ordem de chegada, e as vagas são limitadas, recomenda-se a chegada por volta das 7h.

Mamografia 

No caso da mamografia, é preciso ter também entre 50 e 69 anos, de acordo com o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Já para colocar o DIU não há limite exato de idade. Porém, na ocasião, será feita previamente uma avaliação de uma profissional de enfermagem do hospital. A diretora geral do HMR, Isabela Coutinho, apresentará o cronograma detalhado das atividades do Outubro Rosa, nesta sexta-feira (1º), às 10h, no auditório térreo da unidade. 

Mutirão de Mamografia

A mamografia tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível começar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doença são minimizados.

Mutirão de DIU

O objetivo é reduzir o número de mulheres que aguardam na fila de espera para a colocação do DIU, que é um dispositivo intrauterino que impede a gravidez. O DIU de cobre, que será utilizado no mutirão, tem duração de 10 anos, mas pode ser retirado a qualquer momento, se a mulher desejar.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS