Chegam a solo pernambucano mais 33.930 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech, nesta quarta-feira (27). As doses aterrissaram no Aeroporto Internacional do Recife, por volta das 10h e serão usadas para reforçar a campanha de imunização contra a covid-19. Segundo o governo estadual, os imunizantes serão destinados exclusivamente à complementação do esquema vacinal da população acima dos 18 anos de idade.
A aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer é realizada 60 dias após a primeira, conforme decisão pactuada com os municípios pernambucanos. A deliberação acontece após umas cidades anunciarem a antecipação do intervalo da segunda dose da Pfizer para 21 dias.
"Membros do Comitê Técnico Estadual enxergam a redução do intervalo entre as doses da Pfizer como um equívoco técnico, porque diminui a efetividade da vacina e a resposta imunológica do nosso organismo. Inclusive, esse período de apenas 21 dias entre as primeiras e segundas doses da Pfizer é uma das explicações apontadas por especialistas para o repique da doença em países como Inglaterra e Israel", explicou André Longo.
Com esta remessa, Pernambuco totaliza mais de cinco milhões de doses recebidas da Pfizer/BioNTech. As doses já estão na sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE) e passam pelo processo de conferência de temperatura e separação dos quantitativos. Posteriormente, os imunizantes seguem às doze Gerências Regionais de Saúde (Geres) para serem disponibilizados para retirada por parte dos gestores municipais.
De acordo com dados oficiais, desde o início da campanha, em janeiro deste ano, Pernambuco recebeu 14.614.260 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.879.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.549.920 da Coronavac/Butantan, 5.011.110 da Pfizer/BioNTech e 173.810 da Janssen.