*Com informações da repórter Simone Santos, da TV Jornal
Em Pernambuco, apenas 33% das crianças entre 5 e 11 anos tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19. A campanha, que começou em janeiro deste ano, foi reforçada neste sábado com o Dia C nos municípios pernambucanos. O objetivo é aumentar a imunização nesse grupo de 1.182.44 pessoas no Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), todos os municípios estão com estoques abastecidos para a campanha. No Recife, os responsáveis pelas crianças têm à disposição 150 locais de vacinação.
Segundo a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, os pontos de vacinação foram ampliados, dos quatro fixos existentes para as crianças na cidade. "Hoje são mais de 150 salas de vacinação funcionando para crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19. Além dos quatro pontos de vacinação que foram abertos desde janeiro, o parquinho de vacinação e a imunização nas escolas municipais. Lá, os pais não precisam acompanhar, mas devem assinar uma autorização e os filhos se vacinam", explica a secretária.
Na Policlínica Lessa de Andrade, a movimentação pela manhã foi tranquila. Além da imunização, o local também reservou um espaço para as crianças esperarem por 20 minutos pós-aplicação com o acompanhamento de profissionais de saúde.
Os representantes legais das crianças podem comparecer livremente em uma das 157 unidades de saúde. Os postos de vacinação deste sábado podem ser consultados no site da Prefeitura do Recife, que listou os endereços disponibilizados para o reforço.
"Não precisa agendar. Hoje a gente está vacinando das 8h às 17h. Levem seus filhos. A gente faz esse apelo aos pais, porque a vacinação de crianças é comprovada cientificamente que é eficaz. Ou seja, ela protege mesmo contra a covid-19. Ela é segura, porque os efeitos adversos são leves como qualquer outra vacina que aplicamos em nossas crianças", disse a secretária Luciana Albuquerque, alertando que não precisa de agendamento no Dia C.
São necessários o documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco.
VACINAS APLICADAS
Apenas duas vacinas estão sendo direcionadas a esse público-alvo. As crianças poderão receber a vacina CoronaVac (somente aquelas a partir dos 6 anos) ou a do fabricante Pfizer, que foi criada especificamente para o público infantil a partir dos 5 anos de idade. Ambas passaram por testes e têm comprovação de eficácia por estudos.