Com a redução dos casos da covid-19 e avanço da vacinação, a Bahia libera o uso de máscaras em ambientes fechados. O anúncio foi feito, pelo governador Rui Costa, na tarde desta segunda-feira (11).
"Neste fim de semana, alcançamos menos de 100 pessoas em leitos de UTI e menos de mil casos ativos de coronavírus na Bahia. Logo, hoje à tarde, assino o decreto liberando as máscaras em ambientes fechados", escreveu Rui Costa no Twitter. Ele também acrescentou que a obrigação de utilização das máscaras continua em unidades de saúde.
Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia, depois de dois anos, o boletim epidemiológico de covid-19 registra menos de mil casos ativos da doença no Estado: ao todo, foram 907 no domingo (10). A última vez que esse patamar havia sido registrado foi em 20 de abril de 2020, quando foram 979 casos ativos.
A secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, destaca que, para os números da infecção continuarem em declínio, é preciso avançar mais na vacinação. "Cerca de 90% da população baiana com 12 anos ou mais já iniciaram o esquema vacinal, mas há muitas pessoas ainda em atraso para completar o esquema vacinal. São 4,1 milhões de pessoas que não buscaram os postos de saúde para tomarem a segunda dose ou a dose de reforço (terceira dose)", afirma Adélia.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, comemorou a flexibilização do uso das máscaras. "Com o avanço da vacinação, vencemos mais uma batalha: não é mais obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados, exceto em unidades de saúde", escreveu no Twitter. O prefeito ainda reforçou o chamado para a terceira dose. "Se você ainda não tomou sua dose de reforço, faça sua parte: vacina no braço!".