Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
PANDEMIA

Com só 20% das crianças totalmente imunizadas contra covid-19, Recife abre 28 pontos de vacinação a partir desta segunda-feira

Além do centro de vacinação da UFPE, que funciona de domingo a domingo, outros 27 locais terão aplicação de vacina de segunda à sexta-feira. É preciso agendar a imunização

Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 24/04/2022 às 17:06 | Atualizado em 24/04/2022 às 19:00
Crianças recebem certificado após receberem a vacina contra a covid-19 - DAY SANTOS

Com cobertura vacinal baixa contra a covid-19 no público infantil - somente 20% das crianças de 5 a 11 anos da capital pernambucana estavam com a imunização completa (duas doses tomadas) até a última quinta-feira (21), a Prefeitura do Recife vai ampliar o número de postos para receber a garotada. A partir desta segunda-feira (25), 28 locais da cidade estarão vacinando as crianças. Até então estava funcionando apenas o Centro de Vacinação Infantil da UFPE, na Cidade Universitária, que continuará aberto.

Em todos os pontos é necessário fazer o agendamento pelo site ou aplicativo do Conecta Recife. As Unidades Básicas Tradicionais (UBTs) e Policlínicas da capital terão a vacina contra a covid-19 para o público infantil. O atendimento é de segunda à sexta-feira das 8h às 16h. O centro da UFPE é o único que estará aplicando a imunização também durante os fins de semana, ou seja, de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30.

VEJA AQUI A LISTA DE UNIDADES DE SAÚDE E POLICLÍNICAS COM VACINAÇÃO INFANTIL

Segundo vacinômetro, painel mantido pela prefeitura que monitora o índice de vacinação contra a covid-19, Recife tem 98.650 crianças entre 5 e 11 anos - o que representa 61,83% de cobertura vacinal para primeira dose.

Outras 31.914 receberam a segunda dose, representando 20% do grupo que completaram o esquema vacinal na cidade. Conforme estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, o município tem 159.558 crianças nessa faixa etária.

Um das justificativas para manutenção do uso obrigatório de máscaras em escolas de Pernambuco, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foi justamente a baixa cobertura vacinal das crianças. No Estado, esse público começou a ser vacinado em janeiro deste ano.

REGRAS

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

As crianças poderão receber a vacina Coronavac (somente aquelas a partir dos seis anos) ou a do fabricante Pfizer, que foi criada especificamente para o público infantil a partir dos cinco anos de idade. É importante destacar que a vacinação das crianças deve cumprir um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais vacinas do calendário de imunização do público infantil.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS