Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Saúde

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO: Como surgiu a data? Confira a história sobre o combate ao fumo e qual é a importância do tratamento

Saiba tudo sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que cai no dia 29 de agosto

Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 29/08/2022 às 8:19 | Atualizado em 29/08/2022 às 14:13
Em 29 de agosto é definido o Dia Nacional do Combate ao Fumo - Foto: Guga Matos/JC Imagem

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi definido em 29 de agosto em 1986, e busca conscientizar a população sobre os danos do tabagismo não apenas na saúde do usuário, mas também no meio social e ambiental.

Além dessa data de sensibilização ao não consumo do cigarro, também existe um Dia Mundial de Combate ao Fumo, conhecido como o Dia Mundial Sem Tabaco.

Essa segunda iniciativa foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e é realizada anualmente em todo dia 31 de maio.

PARA QUE SERVE O DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO?

A oficialização do Dia Nacional de Combate ao Fumo tem o objetivo de relembrar o problema de saúde pública causado pelo uso do cigarro, além de garantir um maior controle do tabagismo.

No cigarro, e nos demais derivados do tabaco, está presente a nicotina, considerada uma droga com propriedades psicoativas.

A inalação da substância traz efeitos no corpo do usuário, que atingem diretamente seu sistema nervoso central, alterando o estado emocional e comportamental.

Diante disso, a possibilidade do cigarro levar ao abuso ou dependência é ainda mais aparente, criando uma necessidade física e psicológica da nicotina.

A importância do Dia Nacional de Combate ao Fumo também é disseminar a existência de tratamentos para esse vício, capazes de fazer o usuário parar de fumar com eficácia.

Entenda como parar de fumar e o porquê de ser tão difícil largar o vício:

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO DO TABAGISMO PELO SUS

Os indivíduos que sofrem com a dependência química muitas vezes não encontram saída para parar de fumar, ou não enxergam a abstinência como resolução.

Por esse motivo, a Rede de Tratamento do tabagismo do Sistema Único de Saúde (SUS) se torna essencial para tal iniciativa e deve ser enfatizada neste Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Tais redes de tratamento são articuladas pelo órgão do Ministério da Saúde responsável pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

A parceria dessas organizações com estados, municípios e o Distrito Federal também busca garantir um gerenciamento regional do programa gratuito.

As portarias do Ministério da Saúde voltadas para o combate ao tabagismo são atualizadas frequentemente para garantir uma maior eficácia e adaptação dos tratamentos aplicados.

Os pontos essenciais para realização desses processos são as avaliações de diretrizes terapêuticas e protocolo clínico, além da aprovação de um plano de implantação.

O financiamento dos tratamentos também deve incluir a disponibilização de avaliação clínica, terapia medicamentosa e variedades de abordagem - seja individual, em grupo, intensiva ou mínima.

Sendo assim, neste Dia Nacional de Combate ao Fumo, não esqueça de procurar ajuda em caso de dependência do cigarro e estar ciente dos malefícios do tabagismo.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS