Após a última decisão que manteve o vape proibido no Brasil, muitas pessoas tentaram entender o porquê da interferência e buscaram descobrir se o vape faz mal.
As complicações pulmonares do cantor Zé Neto, da dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano, também afloraram essa curiosidade diante dos riscos do vape eletrônico.
O vape é uma solução oleosa que contém nicotina e, assim como o cigarro convencional, pode causar dependência química.
PROIBIÇÃO CIGARRO ELETRÔNICOPROIBIÇÃO VAPE;
O cigarro eletrônico, também conhecido como smok, jull ou 'caneta', teve comercialização proibida pelo Ministério da Justiça, com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O decreto pela Anvisa já existia desde 2009, mas um processo regulatório foi aberto em 2019 para que essa lei fosse derrubada.
No entanto, além de ser mantido, o decreto ganhou uma cláusula que aplicará multa de R$ 5 mil diários para as empresas que permanecerem com a comercialização.
A justificativa dada em nota pelo Departamento de Proteção e de Defesa do Consumidor foi devido aos 'riscos à vida e à saúde do consumidor' do vape.
Além disso, foi relatado o aumento exponencial do consumo do cigarro eletrônico nos últimos anos, principalmente entre o público jovem.
ZÉ NETO E CRISTIANO VAPE
Um dos exemplos mais conhecidos sobre os riscos do cigarro eletrônico aconteceu com o cantor Zé Neto, da dupla Zé Neto e Cristiano.
Em dezembro de 2021, o estado de saúde do sertanejo ficou prejudicado por causa do uso do vape e, após enfrentar vários problemas, Zé Neto usou suas redes para explicar o caso.
O cantor precisou ser socorrido ao sentir falta de ar ao cantar, sendo diagnosticado com 'foco de vidro no pulmão'.
Outro termo para condição, e o mais adequado segundo especialistas, é 'densidade de vidro fosco'.
Saiba o que é densidade de vidro fosco, doença pulmonar do cantor Zé Neto, ex-usuário de vape eletrônico:
Os médicos afirmaram o problema teria sido causado pelo consumo do vape eletrônico.
Em publicação no Instagram, Zé Neto contou que precisou realizar um tratamento por conta de complicação pulmonar desenvolvida pelo uso do cigarro eletrônico.
Além disso, também usou sua influência pra alertar os fãs sobre o quão vape faz mal.
"Passei por um problema sério no pulmão devido ao cigarro, esse vape, inclusive, dou o alerta para quem mexe com essa b*sta pare com isso", pediu o sertanejo.
"É um cigarro como qualquer outro e faz mal do mesmo jeito e até mais", declarou.
>>> Relembre famosos afetados pelo uso do vape
A voz de Zé Neto também ficou prejudicada no fim de janeiro deste ano e a dupla Zé Neto e Cristiano precisou dar a pausa de um mês para que o sertanejo recobrasse a voz.