Com informações do Estadão
Pessoas com menos de 50 anos estão cada vez mais propensas a desenvolver câncer nas próximas décadas, segundo estudo de pesquisadores da Universidade Harvard.
Essa conclusão foi defendida no artigo “O câncer de início precoce é uma epidemia global emergente? Evidências atuais e implicações futuras", publicado na revista Nature Reviews Clinical Oncology.
A pesquisa analisou 14 tipos de câncer em 10 países, entre os anos de 2002 e 2012.
Os dados encontrados apresentaram uma incidência preocupante de diagnósticos precoces de câncer em adultos e jovens, situação que pode se encaminhar para uma 'epidemia global'.
Número de mortes e de novos casos de câncer cresce no mundo:
Os desenvolvedores do estudo descobriram que a exposição a alimentos específicos revelou um fenômeno de carcinogêneos de risco para o desenvolvimento do câncer.
>>> Veja aqui 10 alimentos que podem fazer mal à saúde
Principais fatores do câncer em pessoas mais jovens
De acordo com o artigo dos pesquisadores de Harvard e de análises fornecida ao Estadão por médicos especialistas, as principais causas do desenvolvimento do câncer em pessoas mais jovens são:
- Má alimentação (consumo excessivo de gordura, sal, carne vermelha e condimentados)
- Ingestão de alimentos ultraprocessados
- Sedentarismo
- Obesidade e sobrepeso
- Má higiene do sono
- Consumo de álcool
- Uso frequente de antibióticos
O autor do artigo e pesquisador da Faculdade de Medicina de Harvard, Tomotaka Ugai, explicou que as razões para esse fenômeno ainda não são claras.
“[As razões] Estão provavelmente ligadas a mudanças na exposição a fatores de risco", supôs Tomotaka Ugai.
O médico oncologista Bruno Filardi, do HC-USP, afirmou que os fatores ambientais, especialmente alimentares, influenciam a incidência do câncer em idades mais novas.
“São hábitos que mudam em uma população. Não se trata de um único alimento novo, mas um estilo de vida", alertou o médico.
Além disso, Filardi reforçou que ainda é difícil isolar um único fator responsável pelo aumento da incidência do câncer nessa faixa etária.
Por fim, o oncologista revelou que o câncer tende a ser mais agressivo em pacientes com menos de 50 anos.
Câncer ósseo: entenda o tumor ósseo Osteossarcoma: