A salada é uma refeição com alto teor nutricional e baixo teor calórico, composta por vegetais, legumes e frutas.
Esses alimentos são fontes de fibras, sais minerais e vitaminas. Além disso, a salada é um prato versátil e fácil de preparar.
De acordo com a nutricionista e professora da UNINASSAU Flávia Ribeiro, "as saladas são aliadas na perda de peso, porque dão sensação de saciedade por mais tempo quando se encontram numa refeição equilibrada, com carboidratos e proteínas em quantidades adequadas”.
Leia mais: DIETA low carb, dieta dash, dieta cetogênica; conheça os diferentes tipos de dieta
2 DICAS PARA FAZER SUA SALADA
Como fazer?
A nutricionista alerta que para fazer uma salada completa é interessante adicionar alface crespa, lisa, roxa, cenoura ralada, tomate, rúcula, pepino, cebola roxa, ovo de codorna, pedaços de frango, queijo.
“O importante é usar a criatividade e os alimentos que já têm em casa. Outros ingredientes que podem ser utilizados são o milho, a acelga, a lentilha e as frutas como abacaxi e manga."
"O prato deve ser montado de acordo com as preferências pessoais de cada pessoa. O importante é consumir refeições nutritivas e agradar o paladar”, finaliza.
Higienização
A nutricionista ressalta que é importante higienizar bem os alimentos.
“Devem ser lavados em água corrente e colocados de molho, com água e solução de hipoclorito de sódio, por 15 minutos. Depois, é só enxaguar bem. E, para durar mais, podem ser colocados, depois de secos, em vasilhas com papel toalha”, ensina Flávia.