Na quinta-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro (PL), em discurso na cidade do Recife (PE), anunciou a desoneração da folha de pagamento da Saúde.
A medida, segundo o candidato a reeleição em 2022, serve para custear o piso salarial da enfermagem.
Já na última sexta-feira (14), o CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) fez um alerta para o STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a proposta.
Saiba o que é desoneração da folha de pagamento e veja as últimas notícias sobre o piso salarial da enfermagem.
O QUE É DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO?
A desoneração da folha de pagamento trata-se de um modo de substituir a contribuição previdenciária de uma empresa por um tributo que incide sobre a receita bruta da companhia. Desse modo, é possível diminuir a carga tributária das empresas.
A medida tem como objetivo beneficiar setores da economia no país.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM
Na última quinta (13), Jair Bolsonaro (PL) disse que acertou, junto ao ministro da Economia, a desoneração da folha de pagamento da Saúde.
"Pedi para ele (o ministro da Economia, Paulo Guedes) desonerar a folha da Saúde no Brasil. São 17 setores que já estão desonerados", afirmou Bolsonaro.
"Hoje, o setor não desonerado paga um imposto sobre a folha, em média, de 20%. Com a desoneração, passa a ser de 1% a 4% do faturamento bruto da empresa. Vamos dar mais uma sinalização para a questão do piso da enfermagem no Brasil, que o Supremo resolveu barrar", emendou o presidente.
No entanto, o candidato não disse quando a medida seria colocada em prática, nem deu detalhes sobre o impacto fiscal.
Entenda como ocorreu a suspensão do piso salarial da enfermagem feita pelo Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso
O projeto que pode ajudar o piso salarial da enfermagem está parado no Senado e só deve ser votado após 2º turno das eleições.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE O PISO SALARIAL ENFERMAGEM
No momento, o piso salarial enfermagem se encontra suspenso por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), desde o dia 4 de setembro.
Devido a isso, o Senado Federal elaborou oito propostas que buscavam viabilizar o piso salarial enfermagem para a categoria.
Dois destes projetos, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 7/22 e o PLP 44/22, foram aprovados e já vão seguir os trâmites para votação na Câmara para viabilizar o piso salarial enfermagem.
Segundo pronunciamento do CONASS, o piso se tornaria completamente insustentável para os estados e traria colapsos em áreas importantes da saúde.
De acordo com levantamento feito pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), divulgado em setembro, o impacto da medida seria de R$10,5 bilhões ao ano.
Ainda de acordo com a CNM, para cumprir a medida, seria necessário demitir cerca de 143,3 mil profissionais ligados à área da enfermagem na Estratégia de Saúde da Família, deixando cerca de 35 milhões de brasileiros sem assistência médica.
Veja as propostas para pagar o piso salarial da enfermagem:
QUANDO TERMINA A SUSPENSÃO DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM?
A suspensão do piso salarial enfermagem, após decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, está prevista para terminar no dia 3 de novembro de 2022.