O colesterol alto é uma condição perigosa e que pode causar várias complicações para a saúde de pessoas que apresentam altos níveis de LDL (colesterol ruim) no sangue.
O acúmulo do LDL na corrente sanguínea causa a arteriosclerose (acúmulo de gordura nas paredes das artérias do coração) e, posteriormente, outras doenças cardiovasculares e hepáticas.
SINTOMAS DO COLESTEROL ALTO NO FÍGADO
Por ser silencioso e não apresentar sintomas, a recomendação é que exames de rotina sejam feitos para que as taxas de colesterol sejam medidas, indicando os níveis de ambos os colesteróis LDL e HDL (colesterol bom).
Contudo, quando os níveis do colesterol LDL estão bastante elevados, o fígado, órgão que deposita grandes quantidades de gordura, passa a emitir alguns sinais de alerta que podem se manifestar no corpo.
LEIA MAIS: COLESTEROL ALTO: faça o teste e descubra se você pode estar com o colesterol alto
1. Inchaço abdominal
O inchaço abdominal está diretamente relacionado com o acúmulo de gordura no fígado e baço de uma pessoa com colesterol alto. Além disso, o acúmulo da gordura pode contribuir para o aparecimento de doenças hepáticas.
2. Aparecimento de Xantelasmas
Xantelasmas são machas salientes de cor amarelada que aparecem em várias regiões do corpo, principalmente nas pálpebras, e indicam que os níveis de colesterol no sangue estão elevados.
As manchas são amareladas justamente por se tratar de depósitos de colesterol no corpo, e podem vir a aumentar de tamanho caso o tratamento não seja feito.
OUTROS SINTOMAS DO COLESTEROL ALTO
Embora não apresente sintomas, o colesterol alto pode apresentar indícios através do aparecimento de outras complicações de saúde - que vão de leves à graves - como:
- Fadiga
- Falta de ar
- Dor no peito
- Dor de cabeça
- Palpitações
LEIA TAMBÉM: Veja 5 dicas para DIMINUIR OS TRIGLICERÍDEOS sem remédio
TRATAMENTO DO COLESTEROL ALTO
O colesterol alto é responsável pelo aparecimento de doenças cardiovasculares, hepáticas e outras complicações de saúde, como obesidade e diabetes
A condição, além de ser causada por hábitos alimentares irregulares, também pode ser adquirida de forma hereditária.
A recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologista (SBC) é que pessoas que têm ou desejam reduzir os níveis do colesterol alto busquem adotar hábitos e estratégias para ter uma vida mais saudável.