Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

AVC SINTOMAS INICIAIS: Neurologista revela PRIMEIROS SINAIS que podem indicar que uma pessoa está sofrendo um AVC

O AVC é causado por interrupção de fluxo em vasos sanguíneos do sistema nervoso central e que pode levar à morte

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 28/10/2022 às 17:24 | Atualizado em 03/11/2022 às 21:47
Veja dicas para o alzheimer prevenção - DRAGOS CONDREA/FREEPIK

O AVC é causado por interrupção de fluxo em vasos sanguíneos do sistema nervoso central e que pode levar à morte. 

"A rapidez no reconhecimento e no início do tratamento de um AVC pode fazer a diferença entra a vida e a morte. Por isso, é fundamental que toda e qualquer pessoa saiba reconhecer essa doença em seus primeiros sinais", destaca a neurologista Gisele Sampaio, professora do Departamento de Neurologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp e membro do comitê diretivo da campanha nacional.

CLIQUE AQUI PARA LER TAMBÉM ---->> AVC SINTOMAS INICIAIS: Neurologista explica como reconhecer PRIMEIROS SINAIS para aumentar chance de reverter sintomas

SINTOMAS AVC

A neurologista detalha os sinais que podem indicar que uma pessoa está sofrendo um AVC.

"Sintomas com paralisia de um lado do corpo, boca torta, dificuldade para falar ou entender a linguagem, dificuldade repentina para enxergar ou dor de cabeça súbita podem ser sinais e sintomas do AVC", informa Gisele. 

"O rosto pode apresentar um lado caído. Para observar, peça que a pessoa sorria e repare se há um lado da face que permanece imóvel."

No braço, a fraqueza é o sinal de alerta. Deve-se solicitar que a pessoa faça o movimento de dar um abraço - e será possível notar que ela não terá forças para subir os braços.

A fala é mais um indício e, para observar, basta ouvir se ela sai com dificuldade, de maneira arrastada ou enrolada.

"Ao identificar um ou mais desses sinais, a orientação é ligar para o serviço de urgência médica (SAMU 192) e avisar que o caso de trata de um possível AVC", orienta a neurologista.

O Dia Mundial de Combate ao AVC foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, numa parceria com a Federação Mundial de Neurologia - FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

DIA MUNDIAL DE COMBATE AO AVC

O Dia Mundial de Combate ao AVC foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, numa parceria com a Federação Mundial de Neurologia. 

Desde então, a data é usada não somente para disseminação de informações para pacientes, como também para preparar os profissionais de saúde de forma a melhor orientar seus pacientes na conduta e prevenção do AVC.

AVC SEQUELAS 

Saber identificar os sintomas do AVC com urgência é fundamental, pois um socorro rápido pode salvar vidas e reduzir o risco de sequelas graves e até mesmo incapacitantes. Mas, você sabe quais são elas?

Confira neste vídeo da Rede Brasil AVC, uma organização não governamental criada com a finalidade de melhorar a assistência global ao paciente com AVC em todo o País. 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS