Apesar de ter lei sancionada em agosto, o piso salarial enfermagem está suspenso desde setembro, sem prazo definitivo para entrar em vigor nos contracheques da categoria.
Mesmo diante dessa imprevisibilidade, alguns municípios já passaram a implementar o piso salarial da enfermagem por conta própria, favorecendo os profissionais de saúde da região.
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cascavel, no Paraná, é uma das que busca elaborar um plano de ação para os próximos dias que possa garantir a viabilização do piso salarial da enfermagem.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023
PLANO DE AÇÃO PARA O PISO SALARIAL ENFERMAGEM:
De acordo com o Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Edson Souza, a implementação do piso salarial da enfermagem é tratada como prioridade no município.
Para acelerar a aplicação do reajuste para os profissionais beneficiados (enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras), o vereador definiu alguns passos primordiais durante uma reunião com entidades da Saúde sobre o piso salarial enfermagem.
As principais decisões a favor do piso salarial da enfermagem foram:
- Participar de uma mobilização estadual no dia 4 de fevereiro, em Curitiba;
- Criar um grupo de ação que conduzirá as etapas para a adoção dos valores estabelecidos no piso salarial da enfermagem na cidade de Cascavel, em 6 de fevereiro.
PRESIDENTE DA COMISSÃO DISCORRE SOBRE O PISO SALARIAL ENFERMAGEM:
O presidente da Comissão e vereador, Edson Souza, destacou a essencialidade da realização de atos favoráveis ao piso salarial da enfermagem e da união da categoria.
“Esses avanços na vida dos trabalhadores são conquistados apenas com muita luta. Há anos os profissionais da Enfermagem reivindicam essa pauta e nunca estivemos tão perto de conseguir concretizar esse pedido”, declarou Edson.
“Os atos e a criação de um grupo de ação aqui em Cascavel são essenciais para mobilizar os profissionais e termos a chance de acelerar a implementação do piso salarial da enfermagem”, garantiu.
LEIA MAIS: SEXTA-FEIRA é o limite para RESOLUÇÃO de relatório do piso salarial da enfermagem
O encontro ocorreu no plenarinho da Câmara Municipal e contou com a participação do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Cascavel (Sismuvel) e do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde (Sindesauvel).
Além desses, também estava presente na reunião sobre o piso salarial enfermagem o Sindicato dos Trabalhadores Em Estabelecimento de Ensino Superior do Oeste do Paraná e do Sindicato dos Enfermeiros do Oeste e Noroeste do Paraná (SENFEONSPAR).
LEIA MAIS: LULA recebe em mãos documento que solicita a aplicação do piso salarial enfermagem