Uma Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional da Enfermagem foi lançada no Distrito Federal na tarde desta segunda-feira (13), no plenário da Câmara Legislativa.
A abertura da solenidade foi realizada pela deputada Dayse Amarilio (PSB), que buscou relembrar o histórico da implementação do piso salarial enfermagem, o qual persiste há cinco décadas.
Estavam presentes representantes de diversas entidades persistentes na luta pelo piso salarial da enfermagem, como o Coren-DF, o SindEnfermeiro-DF e o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Distrito Federal (Sindate-DF).
LUTA PELO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM:
A Frente Parlamentar a favor do piso salarial da enfermagem conta com 11 distritais e teve vários discursos realizados em seu lançamento, entre eles líderes da Aben, Cofen, CLDF e da Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal.
O Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Valdirlei Castagna, afirmou que a imposição da categoria pelo piso salarial da enfermagem a fez sair do anonimato.
"A enfermagem saiu do anonimato: Éramos apenas anjos de branco. Agora, estamos sendo reconhecidos e nos reconhecendo como imprescindíveis”, refletiu.
LEIA MAIS: Quando o piso salarial enfermagem será PAGO em todo território nacional?
Já o representante do Conselho Federal de Enfermagem, Gilney Guerra, ressaltou a importância da valorização da profissão.
"É uma questão política. [A enfermagem] ganhou luz na pandemia. São estes profissionais que estão na ponta, coordenando os principais programas de saúde pública”.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL
PARALISAÇÃO DA ENFERMAGEM A FAVOR DO PISO:
A deputada Dayse Amarilio também reforçou a importância da participação na paralisação nacional dos enfermeiros a favor do piso salarial da enfermagem, realizada nesta terça-feira (14).
Além disso, em seu discurso, a parlamentar pontuou que a adoção do piso salarial da enfermagem trará benefícios para diversas especializações que compõem a enfermagem.
“Se haverá impacto positivo no setor público, na área privada será maior ainda”, afirmou.
LEIA MAIS: Município é acionado pela JUSTIÇA por NÃO PAGAR o piso salarial enfermagem previsto na lei
Caso o piso salarial enfermagem não seja implementado até 10 de março, o Fórum Nacional da Enfermagem já anunciou que a categoria entrará em greve.