No final da tarde da última segunda-feira (13), o Brasil assistiu quando Bruno Gaga, do BBB 23 (TV Globo), precisou ser amparado após sofrer uma suposta crise de ansiedade.
Aos prantos e embriagado, Bruno Gaga demonstrava indignação e medo pela sua indicação ao paredão.
Em alguns momentos o brother demonstrou sinais de agressividade, mas logo era contido por outros participantes que buscavam consolá-lo.
Assista ao vídeo e veja o momento onde Bruno Gaga tem uma crise de ansiedade
Além de comovente, o caso de Bruno Gaga serve como um sinal de alerta para a necessidade de se dar atenção à saúde mental e a importância do acolhimento de pessoas com problemas psicológicos.
O ACOLHIMENTO DE PESSOAS COM PROBLEMAS PSICOLÓGICOS
diferente do que muitos pensam, o acolhimento de pessoas com problemas psicológicos, não é uma atitude restrita apenas aos profissionais de saúde da mente, e pode ser feito por qualquer pessoa.
“O importante é promover um acolhimento sem julgamentos. Estar ao lado é um suporte importantíssimo, mesmo que você não fale uma palavra”, esclarece Deyvison Ferreira, psicólogo e técnico de referência em psicologia no programa Atitude do Governo do Estado de Pernambuco.
O psicólogo também ressalta a importância do incentivo à busca por um tratamento adequado para pessoas com sintomas depressivos e ansiosos.
“Você pode orientar que a pessoa busque por um serviço de saúde, principalmente em casos em que as crises são recorrentes. Como serviço público nós temos o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que é um serviço de referência nos municípios. Além deste, as universidades (particulares e públicas) dispõem de plantão psicológico gratuito ou de baixo custo”, destaca o psicólogo.
Vale destacar que o acolhimento não deve ser confundido com o tratamento. O último é realizado exclusivamente por um profissional (psicólogo, psiquiatra).
LEIA MAIS
> DEPRESSÃO: veja 5 sinais de que alguém precisa de ajuda
> ANSIEDADE E DEPRESSÃO: problemas financeiros afetam saúde mental, diz estudo
ANSIEDADE E DEPRESSÃO: SINAIS E SINTOMAS
Diferente do que muitos pensam, a ansiedade e a depressão são patologias diferentes, mas que podem ser diagnosticadas em uma mesma pessoa.
"Um transtorno não anula o outro. A mesma pessoa pode ter o transtorno depressivo e o transtorno de ansiedade. Ambos devem ser tratados por profissionais da saúde mental, como o psicólogo e o psiquiatra", ressalta Ferreira.
Veja quais são os sinais e sintomas que podem indicar a necessidade da busca por atendimento psicológico.
São sintomas da ansiedade:
- Apresentar angústia constante;
- Querer ficar sempre próxima dos responsáveis;
- Não ter mais interesse em ir para a escola ou mudança repentina no desempenho acadêmico;
- Apresentar um medo sem justificativa;
- Deixar de realizar suas atividades diárias como estudar, brincar, cantar ou praticar esportes;
- Se assustar com pequenas coisas;
- Apresentar uma preocupação excessiva e constante com a saúde.
São sinais da ansiedade:
- Dor de cabeça;
- Dor na barriga;
- Dor nas pernas;
- Alteração nos padrões de sono e apetite.
São sintomas da depressão:
- Humor depressivo
- Retardo motor
- Insônia ou sonolência
- Apetite reduzido
- Redução do interesse sexual
QUEM TEM ANSIEDADE PODE FAZER A INGESTÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS?
Um dos pontos que chamaram a atenção para o início da crise de Bruno Gaga foi o fato do brother ter ingerido uma quantidade considerável de bebida alcoólica.
Mas será que o álcool das bebidas é capaz de desencadear uma crise de ansiedade, assim como fez em Bruno Gaga do BBB 23?
“O uso de álcool não é contraindicado para quem tem o diagnóstico de ansiedade. Porém, todo e qualquer uso deve ser feito conscientemente”, afirma o Ferreira.
Apesar disso, o especialista adverte sobre a influência das bebidas alcoólicas no sistema nervoso.
“O álcool ou qualquer outra droga psicoativa pode alterar o funcionamento do sistema nervoso central. Sendo assim, é possível afirmar que funções relacionadas com o raciocínio, memória e percepção são diretamente afetadas quando o indivíduo está sob efeito da substância. Além disso, o álcool é uma droga depressora, visto que diminui o nível de atividade no cérebro.”, explica.
“Por fim, o uso de qualquer substância deve ser feito considerando que tais alterações podem acelerar o início de uma crise. Se você for fazer uso de alguma substância psicoativa, esteja atento ao contexto que você está inserido, ao seu emocional e as estratégias para reduzir os danos”, pontua.
REFERÊNCIAS
Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/transtornos-de-ansiedade-podem-estar-relacionados-a-fatores-geneticos. Acesso em 14/02/2023
Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/depressao. Acesso em 14/02/2023