Para ter uma alimentação saudável e balanceada, o ideal é procurar comer apenas alimentos "in natura", ou minimamente processados - ou seja, os que não sofreram alterações e podem ser encontrados na natureza.
É importante evitar os alimentos processados, que têm grandes quantidades de açúcar e aditivos químicos.
No entanto, há alguns alimentos que aparentam ser saudáveis e possuem a fama de ser naturais, porém, na realidade, não são.
A professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Camila Lima, forneceu ao JC uma lista com alguns desses alimentos. Confira abaixo.
5 ALIMENTOS QUE PARECEM SER SAUDÁVEIS, MAS NÃO SÃO
1. Barrinha de cereal
A barrinha de cereal é feita com xarope de glicose, que tem uma resposta semelhante ao açúcar de mesa no nosso organismo.
Além disso, diferente do que muitos acreditam e do que é propagado até por algumas marcas, tem baixas quantidades de fibra.
2. Peito de peru
Apesar de ser julgado como uma carne magra, sem muita gordura, o peito de peru é um derivado de carne com vários aditivos químicos que podem fazer mal à saúde.
Destaque para o nitrato e nitrito, que têm potencial cancerígeno.
3. Chá engarrafado ou suco de caixinha
Os chás engarrafados ou sucos de caixinha são produtos adicionados de muito açúcar simples e/ou corantes artificiais, que trazem risco para a saúde se forem consumidos em grandes quantidades.
4. Iogurte saborizado
Semelhante ao que acontece com os chás engarrafados e sucos de caixinha, o iogurte saborizado tem grandes quantidades de açúcar simples e aditivos químicos.
5. Biscoitos tipo cream cracker
São ricos em gordura e têm muita gordura hidrogenada na composição. Também chamada de gordura trans, a gordura hidrogenada aumenta o risco de doenças cardiovasculares (derrame e infarto).
Veja também: 6 alimentos que ajudam a baixar o colesterol ruim:
COMO SABER SE UM ALIMENTO É SAUDÁVEL OU NÃO?
Para saber se um alimento é realmente saudável ou não, a melhor coisa a se fazer é olhar diretamente as informações nutricionais presentes no rótulo.
Caso contenha muitos aditivos, é considerado processado e deve ser evitado como parte da dieta diária.
“Sempre quando a gente vai comprar qualquer tipo de produto, a primeira coisa que devemos fazer é olhar a lista de ingredientes, e depois olhar a formação nutricional. Para fazermos essa escolha, devemos ver se o produto é adicionado de muitos açúcares, sódio, gordura”, diz a nutricionista Camila Lima, professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB).
REFERÊNCIAS:
Camila Lima - Professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB).