O piso salarial enfermagem embora já esteja aprovado no poder legislativo e sancionado no executivo, a medida não está valendo para a categoria no Brasil.
A lei está suspensa por conta de uma decisão do ministro Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), com a justificativa da falta de indicação de fontes de recursos para sua implementação no País.
Ainda assim, existem cidades espalhadas pelo País que estão decretando a implementação do piso salarial enfermagem para a categoria.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CIDADE DO NORTE DO PAÍS ANUNCIA PAGAMENTO DA MEDIDA PARA A CATEGORIA
A cidade de Óbidos, no estado do Pará, entrou para a lista dos municípios que vão começar a pagar o piso salarial enfermagem para a categoria.
A notícia chegou para a categoria na última quarta-feira (1º) e foi dada pelo próprio prefeito da cidade, Jaime Silva, em reunião com representantes da enfermagem na cidade.
De acordo com o mandatário da cidade, a implementação do piso salarial enfermagem.no local é uma forma de gratidão do trabalho da categoria:
“Deixo aqui registrado o meu agradecimento especial a cada enfermeiro, por tudo o que foi feito para salvar vidas no período da pandemia. Pagar o piso salarial é mais que justo”, pontuou.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM HOJE: ESTUDO RECÉM DIVULGADO INFORMOU POSSÍVEL VALOR PARA APLICAR A LEI
A Associação Brasileira dos Secretários de Fazenda divulgou, nos últimos dias, dados de um estudo que indica o possível valor para que o piso salarial enfermagem seja implementado no Brasil.
Conforme a divulgação dos dados preliminares, o custo total para fazer com que a medida seja aplicada no País vai ser de R$ 13 bilhões a R$ 26 bilhões.
Além disso, as informações também dão pistas de que o piso salarial enfermagem seria uma espécie de "bomba fiscal" para estados como Acre e Bahia, já que ambos não possuem condições orçamentárias para pagar a lei.