Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
INFLUENZA

NOVA VACINA DA GRIPE: conheça EFLUELDA, a primeira e única vacina de alta dose contra gripe

É a primeira e única vacina high dose (alta dose) contra gripe para pessoas a partir de 60 anos

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 07/03/2023 às 11:10 | Atualizado em 07/03/2023 às 16:16
A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações - TED ALJIBE/AFP

A Sanofi lança, na manhã desta terça-feira (7), em webinar para a imprensa, a nova vacina quadrivalente contra gripe: Efluelda

É a primeira e única vacina high dose (alta dose) contra gripe para pessoas a partir de 60 anos.

Estudos demonstraram que Efluelda, a nova vacina contra gripe, pode diminuir o risco de hospitalizações por eventos cardiorrespiratórios, pneumonia e outras causas.

Com indicação para a prevenção da gripe causada por cepas de influenza A e B em idosos, Efluelda é uma vacina de alta dose que apresenta quatro vezes mais antígeno (componente ativo).

Em comparação à vacina contra gripe de dose padrão, Efluelda fornece resposta imune superior contra os casos de gripe na população idosa. 

Além disso, Efluelda apresenta benefícios contra as graves complicações da doença, como a pneumonia. 

QUEM PODE TOMAR A VACINA CONTRA A GRIPE EFLUELDA? 

Sobre a utilização da Efluelda, o médico Eduardo Jorge da Fonseca Lima, membro da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização do Ministério da Saúde, explica que a nova vacina contra gripe é destinada apenas em pessoas a partir dos 60 anos

"Os idosos dessa faixa etária, mais susceptíveis ao agravamento pela gripe, são os que mais tomam a vacina da influenza. Neles, a resposta não passa de 70%, mesmo quando as cepas presentes na composição da vacina coincidem com as cepas em circulação. Por isso que a vacina high dose faz diferença para a proteção nesse público", explica Eduardo Jorge

Também conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe), Eduardo Jorge ressalta que, com a Efluelda, a resposta imunológica é potencializada nos idosos. "Eles respondem bem melhor à vacina high dose. É como se ela tivesse quatro doses da vacina padrão."

Durante o webinar para a imprensa, a médica infectologista Rosana Richtmann informou que a nova vacina contra gripe, Efluelda, tem 4 cepas em sua composição: duas cepas influenza A e duas B. 

"A Efluelda é uma vacina de dose única, segura e necessária. Inicialmente estará disponível somente nas redes privadas. Vale frisar que estamos falando do benefício para a proteção individual. Mas, em termos de saúde pública, é importante a população estar protegida contra gripe (com o imunizante disponível na rede pública)", ressalta Rosana, que faz parte do quadro do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. 

Ela destaca que a infecção por influenza pode gerar uma reação em cadeia de processos inflamatórios que têm potencial de causar quadros clínicos graves cardiovasculares e metabólicos, especialmente na população idosa.

"É uma faixa etária em que ocorre um processo de enfraquecimento natural do sistema imune. Por isso, a gripe não é uma doença que possa ser subestimada, sendo muito importante a atenção à imunização contra a doença nesse público", acrescenta a infectologista. 

PARA QUE SERVE A VACINA DA GRIPE?

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações.

A vacinação contra gripe é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e mortes por gripe.

A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe.

Devido a essa mudança dos vírus, é necessária a vacinação anual contra a gripe.

Por isso, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe

VACINA DA GRIPE 2023 

No Brasil, o Ministério da Saúde informou que está prevista a intensificação na campanha de influenza (gripe) em abril, antes da chegada do inverno, quando as baixas temperaturas levam ao aumento nos casos de doenças respiratórias.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS