A lei do piso salarial enfermagem, que está suspensa desde setembro, continua sem uma data definitiva para passar a valer nos contracheques, o que gerou a reação de paralisações no país.
O estado do Rio de Janeiro, em conjunto com Pernambuco, implementou uma greve de enfermeiros, técnicos e auxiliares, em defesa do piso salarial da enfermagem desde 10 de março.
Nesta sexta-feira (17), foi realizada uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), a fim de decidir o planejamento da redução das equipes de enfermagem.
CONSEQUÊNCIAS DA GREVE DO PISO DA ENFERMAGEM NO RJ:
A Audiência no TRT do Rio de Janeiro definiu que a greve da pelo piso salarial da enfermagem deve manter um efetivo mínimo de 30% da força de trabalho do setor público.
Já o setor privado terá um percentual mínimo de 60% da força de trabalho obrigatória nas instituições de saúde, durante da greve em defesa do piso salarial da enfermagem.
LEIA MAIS: STF recebe protocolo de revogação da liminar da suspensão do PISO SALARIAL ENFERMAGEM no Congresso
A dirigente do Sindsprev/RJ, Cristiane Gerardo, afirmou que houveram muitos desentendimentos durante a audiência de conciliação pelo piso salarial da enfermagem.
“Nunca vi tanta mentira, empatia e arrogância por parte dos patrões e do município do Rio numa negociação. A prefeitura, inclusive, tentou culpar a greve da enfermagem pela má-gestão da saúde”, disparou a dirigente.
“Se a greve está mantida, a responsabilidade é exclusiva dos patrões e do município, que não fortalecem o SUS. As entidades representativas da enfermagem já apresentaram três propostas para um acordo, mas os patrões não acolheram. Por isso é que precisamos continuar mobilizados. Vamos obrigá-los a respeitar a enfermagem”, finalizou.
Com o fim da audiência, os profissionais realizaram uma passeata pelo piso salarial da enfermagem, do TRT-RJ até as escadarias da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL
PROXÍMAS MANIFESTAÇÕES PELO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM NO ESTADO:
As próximas manifestações pelo piso salarial da enfermagem no Rio de Janeiro são:
-
Segunda-feira (20), às 8h: Concentração dos profissionais da enfermagem em frente à Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, para cobrar o piso salarial da enfermagem.
-
Quarta-feira (22/3), às 10h: Concentração dos profissionais da enfermagem em frente ao TRT-RJ, novamente, para acompanhar uma nova audiência de conciliação.
LEIA MAIS: Vacinação contra Covid-19 é comprometida pela GREVE DO PISO DA ENFERMAGEM em estado