Presente em todas as partes do corpo, o zinco é um mineral muito importante para o bom funcionamento do organismo.
O zinco se encontra em: dentes, cabelos, ossos, músculos, etc. Além disso, compõe mais de 100 enzimas e o RNA (importante na produção de todas as proteínas) e DNA (nosso material genético).
Para que serve o zinco?
Além de fazer parte da composição de todo o corpo, o consumo de quantidades adequadas de zinco (cerca de 25 mg diários para adultos) também é importante para a saúde da pele e cicatrização dos tecidos.
Ingerir quantidades adequadas de zinco é especialmente importante para bebês e crianças, pois pode interferir em seu crescimento e desenvolvimento.
A quantidade varia de acordo com a idade da criança, variando entre 1,5 mg e 7 mg; mas é importante evitar exageros, pois pode ocorrer intoxicação devido ao cobre presente no zinco.
Quais são os sinais e sintomas da falta de zinco no corpo?
A falta de zinco pode ser notada aos poucos, através da progressão de seis sintomas:
- perda do apetite;
- Perda de cabelo em algumas áreas;
- Lentidão e irritabilidade;
- Enfraquecimento do olfato e do paladar;
- Surgimento de erupções cutâneas;
- Dificuldade de cicatrização da pele.
Veja também: Quais vitaminas estão associadas à queda de cabelo?
Em homens, além de tudo isso, ainda é possível que haja redução na produção de espermatozóides.
Caso o indivíduo com falta de zinco seja criança ou bebê, é provável que tenha atraso em seu crescimento.
Se uma gestante não tomar quantidades adequadas de zinco, também é possível que a criança nasça com alguma deficiência congênita ou pese menos que o esperado.
Como ocorre o diagnóstico para a falta de zinco?
Para o diagnóstico, um médico deve ser consultado logo após o surgimento dos sintomas.
Um exame de sangue pode ser solicitado - mas, devido à sua imprecisão, o procedimento padrão é a prescrição de suplementos orais antes mesmo do resultado do exame.
Se a causa for realmente a falta de zinco, os sintomas se resolverão. Caso não, será necessário a realização de outros exames para descobrir a causa real.
REFERÊNCIAS:
Manual MSD - https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-nutricionais/minerais/defici%C3%AAncia-de-zinco#:~:text=A%20defici%C3%AAncia%20de%20zinco%20tem,lentas%20e%20perder%20o%20paladar.. aCESSO EM 28/03/2023.