O deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT-CE) revelou, à TV Otimista, que tem uma previsão para que o presidente Lula resolva os impasses do piso salarial da enfermagem.
O piso salarial da enfermagem teve suspensão decretada no STF em setembro de 2022, por conta de uma suposta falta de fontes de financiamento para pagar o reajuste.
Diante disso, parlamentares e entidades da enfermagem buscam pressionar o governo federal para garantir o piso nacional da categoria com mais agilidade.
MINISTRO DA CASA CIVIL DEBATE PISO DA ENFERMAGEM COM DEPUTADO:
"A gente espera que até o dia 12 de maio, que é o dia da Enfermagem brasileira, o presidente Lula possa dar essa grande notícia“, disse Mauro Filho.
Nesta terça-feira (11), ocorrerá a última reunião entre Mauro e o ministro Rui Costa, com o objetivo de discutir as próximas ações referentes ao piso salarial da enfermagem no âmbito federal.
Anteriormente, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, já havia proposto uma comunicação direta entre os representantes defensores o piso salarial da enfermagem com Barroso.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: PREFEITURAS começam a PAGAR PISO em 2023
STF REVELA EXPLICA ATRASO DO PISO DA ENFERMAGEM:
Roberto Barroso, o ministro responsável por suspender o piso salarial da enfermagem no STF, explicou que o impasse só poderá ser resolvido com a emissão de uma portaria pelo Ministério da Saúde.
De acordo com informações fornecidas por Mauro Filho, Barroso esclareceu algumas das decisões tomadas a respeito do atraso na implementação do piso salarial da enfermagem em todo o território nacional.
”Invés de duas MPs, primeiro MP é para abrir o crédito adicional, a segunda medida é uma medida provisória para o fluxo de repasses, sabe o que ele [Barroso] disse?", perguntou Mauro, retoricamente.
" 'Em relação a esse fluxo de repasses eu nem preciso de Medida Provisória mais, só é o Ministério da Saúde soltar um portaria fazendo o fluxo desse repasse, por mim isso já está sanado' ”, reproduziu a fala do ministro.
LEIA MAIS: COFEN se pronuncia sobre exceção do piso salarial da enfermagem no arcabouço fiscal do governo